Tecnologia no aprendizado infantil: como aplicar corretamente?

Na educação básica, a criança está em um importante momento de formação social, psicológica, física e intelectual e o brincar tem uma grande relevância. Cabe à escola ser o ambiente que favorece a criatividade e que oferece as ferramentas necessárias para formar e estimular. Além disso, alunos de todas as faixas etárias precisam constantemente de motivação e estímulo para frequentarem as aulas com atenção. Neste contexto, a tecnologia com foco educacional se torna uma grande aliada, pois proporciona um aprendizado lúdico e estimula os estudantes a aprender de maneira divertida. Ela permite desenvolver diferentes estratégias de forma dinâmica e prazerosa, respeitando limites e individualidades. As tecnologias digitais permitem o contato com novas linguagens, aproximam o conteúdo de ensino às novas gerações, os nativos digitais, que desde pequenos têm naturalidade e domínio sobre os recursos tecnológicos, e melhoram seus rendimentos.

Os benefícios dos jogos digitais

Conteúdos regulares como Geografia, Português e Matemáica, que tem um papel fundamental durante o processo de alfabetização, podem ser ensinados através de jogos digitais. Jogar exige movimentação mental o que permite que a criança coloque em prática o aprendizado adquirido ao mesmo tempo em que desenvolve a concentração, o raciocínio lógico, a colaboração com outras crianças e incentiva a leitura e a escrita. Jogos não são apenas diversão, são meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento cognitivo, construindo a partir da experimentação uma transição entre o mundo real e o mundo imaginário. Um exemplo é o jogo Ariã Detetive: nele, o leãozinho Ariã vira um detetive e tem pela frente atividades para vencer os desafios – desvendar os mistérios e encontrar o que está escondido. Com o jogo, as crianças desenvolvem a linguagem, aperfeiçoando leitura e escrita, além de aprimorar a rapidez da reação e consolidar a grafia das palavras. O jogo ainda estimula a percepção, a concentração e o raciocínio. https://youtu.be/HXHbXhDvAaE

A aplicação correta da tecnologia no aprendizado

O caminho então é recriar as estratégias de aprendizado baseadas na interação. Parece simples, porém é desafiador. As tecnologias não são simples ferramentas para modernizar a prática pedagógica. Cada recurso deve ser alinhado ao currí­culo, reestruturando as formas de ensinar e de aprender. Não basta a tecnologia pela tecnologia, ela deve estar integrada à  proposta pedagógica da instituição. É importante entender que tecnologia não é só internet. Oferecer acesso também offline facilita e não frustra as crianças em caso de problemas com o acesso ou com a rede. Já é quase impossível pensar em um modelo educacional que atenda às expectativas de mercado sem meios tecnológicos envolvidos. A tecnologia aplicada à  educação transforma ferramentas como computadores, tablets ou mesas digitais em facilitadoras de acesso ao conhecimento e à criatividade. Estimular o jogo digital e a tecnologia no aprendizado infantil é fundamental. Só assim novas oportunidades de conhecimento serão criadas e se pode começar a construir e a participar de uma cultura escolar condizente com a sociedade em que vivemos e para a qual formamos nossos alunos.  

Foto: Divulgação Facebook Colégio Spazio.

Playmove

Leia também