Por que a poesia é importante
na educação infantil

“As crianças são poetas por natureza”, disse Carlos Drummond de Andrade.

Desde cedo elas prestam muita atenção à fala dos outros, repetem, exploram e brincam com a língua. Com o tempo vão entendendo sobre entonação, ritmo e melodia com a fala, com a música e com a literatura.

A poesia é uma forma de expressão literária feita para trazer emoções à tona, criar imagens mentais e passar mensagens geralmente não tão óbvias. Há várias formas e estruturas de se criar poesia – sendo a música uma delas – e é um dos motivos por que ela ensina tanto às crianças, sejam ensinamentos técnicos ou emocionais.

Por fazer amplo uso de metáforas, antíteses e outras figuras de linguagem, é um formato que facilmente traz as palavras à vida. O simbolismo por trás do poema é interpretado de forma subjetiva e vem recheado de profundidade.

Mesmo na primeira infância a poesia deve estar presente para auxiliar o desenvolvimento da criança nos mais diversos aspectos:

  • desenvolvimento linguístico: a poesia pode ajudar as crianças a desenvolver suas habilidades linguísticas como vocabulário, gramática, sintaxe e pronúncia. Por meio da escuta de poemas, as crianças aprendem os sons de novas palavras, como elas se encaixam uma na outra e como formar frases completas, além de aprender ferramentas como metáforas e outras figuras de linguagem.
  • inteligência emocional: ler poemas para os pequenos ajuda no amadurecimento emocional também. A poesia permite explorar e expressar sentimentos, emoções e experiências por meio das palavras, o que os ajuda a entender melhor o que estão sentindo.
  • criatividade: a poesia estimula a imaginação e encoraja as crianças a pensar fora da caixa, expressando o que sentem e veem de formas criativas.
  • pensamento crítico: a análise de textos e a formação de opiniões também são influenciadas pela leitura ou escuta de poesia. As crianças aprendem a identificar e entender o significado por trás de um poema, além de formar uma opinião própria sobre ele de acordo com suas vivências no mundo.
  • consciência cultural: a poesia pode expor as crianças a diferentes culturas e outras perspectivas, ensinando sobre tradições, costumes e crenças de lugares e povos a que não teriam acesso se não fosse pela literatura.
  • sensibilidade: os poemas fazem uma ponte entre a criança, o mundo real e o mundo simbólico. Atribuir significados faz parte também da expressão artística.

Nas salas de aula, os professores podem usar várias técnicas para apresentar e trabalhar com a poesia na educação infantil, afinal, como vimos, os poemas são parte essencial do desenvolvimento nessa faixa etária.

  • leitura em voz alta: os professores podem fazer leituras em voz alta de poemas aos alunos enfatizando sons, ritmos e figuras de linguagem, assim como interpretar as emoções transmitidas. Alunos alfabetizados podem também ler em voz alta para desenvolver suas habilidades leitoras e ser convidados a compartilhar com a classe seus sentimentos sobre o poema.
  • escrita criativa: encorajar os alunos a escrever sua própria poesia é uma das melhores formas de absorver o conhecimento sobre estrutura e linguagem, além de permitir que as emoções legítimas dos alunos floresçam. O feedback sobre a escrita pessoal é delicado, mas deve ser feito considerando-se os objetivos de aprendizagem de uma aula de literatura e a realidade do estudante.
  • análise de poemas: essa técnica funciona melhor com alunos mais maduros, mas discutir poemas e fazer análises de estrutura e de significado podem auxiliar na compreensão e fixação do conhecimento, assim como ajudar a entender o contexto sociológico, histórico e cultural das obras.
  • memória e fala: professores podem incentivar os alunos a memorizar e recitar poemas, o que os auxilia a desenvolver habilidades linguísticas e de oratória.
  • interdisciplinaridade: a integração de poemas com outras matérias escolares, como ciências, sociologia e artes, pode ajudar os alunos a ter uma visão inteirada sobre toda a realidade da escrita deles, como o movimento artístico da época, os movimentos sociais em pauta e como esses trabalhos afetaram a sociedade.

A poesia é, então, uma excelente ferramenta para ajudar o ensino de habilidades importantes para o desenvolvimento infantil, como criatividade, inteligência emocional, fala e escuta. Nas escolas ela se torna ainda mais importante, pois pode ser o único espaço em que as crianças têm contato com ela. Cabe aos professores incluir a poesia em seus planejamentos e incentivar a produção e a leitura para que os alunos possam se desenvolver completamente.

Playmove

Leia também