Planos de aula com a PlayTable: Tecnologia Educacional Assertiva

Com o desenvolvimento de metodologias, do aprendizado da psique humana e como aprendemos, além das necessidades evidentes de um público muito diversificado de estudantes, ações pedagógicas não podem ser mais apenas trabalhos burocráticos e ou acadêmicos. 

O cenário social desafia as escolas a pensarem suas ações pedagógicas antecipadamente e de forma cada vez mais organizada. Para realizarmos trabalhos pedagógicos únicos, com uma sequência que faça sentido para aqueles que o colocarão em prática e ainda alinhar essas ações com os conteúdos e propostas pedagógicas das instituições educacionais, é fundamental o planejamento das ações educativas através de um plano de ação ou plano de aula(s). 

Nesse ponto, o plano de aula tornou-se um instrumento de planejamento essencial para o êxito das propostas pedagógicas, alinhadas ao desenvolvimento de habilidades e competências, pois deve-se pensar no micro e no macro frente a um objetivo.

Mas como construímos um plano de aula?

 Existem diferentes formas de você formalizar uma ação pedagógica. O ideal é que as instituições públicas e privadas possam ter uma organização desses planos de aula, não para colocá-los em caixas e torná-los todos iguais, mas sim para que independente do conteúdo e público trabalhado, todos na escola possam ter acesso e compreenderem os objetivos, intenções e ações propostas, demais docentes, diretores e especialmente coordenadores pedagógicos.

Para tal, sugerimos alguns pontos fundamentais para que sejam apresentados nos planos de aula com pelo menos duas semanas de antecedência a sua prática e ou ainda durante as semanas pedagógicas. 

Considere pertinente que um plano de aula deve responder:

  1. Quem é o professor: Ex: Juliana Boaula.

  2. Ano e segmento envolvido: Ex: 3º ano/Ensino Fundamental Anos Iniciais;

  3. Tema: Lógica de programação…

  4. Componentes curriculares: De:Língua portuguesa, Matemática e Arte;

  5. Habilidades: Ex: EI03CG05

  6. Objetivos: Sempre sobre o ponto de vista do estudante. Ex: Perceber que há diferentes estratégias para realizar a tarefa e que, quanto mais precisas forem as instruções, melhor o resultado;

  7. Sequência pedagógica/Descrição das ações pedagógicas/ : Ex:

1º: uso da PlayTable, games “Aventura Pirata” e “Croac”;

2º: uso de massa de modelar para manipulação de objetos e coordenação motora;

3º: registro de fotos da produção e manipulação;

4º: uso das imagens de registro com o jogo da memória da PlayTable (esse jogo possibilita que você utilize ilustrações e fotos de outras fontes que não necessariamente a própria mesa digital);

5º: compartilhamento com responsáveis dos resultados;

8º: Cronograma: especialmente quando considerar mais que uma aula e ou momento de ação;

Aproveitamos para enfatizar que diante dos desafios atuais da educação conte sempre com soluções como a mesa digital da PlayTable. Além de encantadora e entusiasmante nas soluções educacionais como jogos, músicas, vídeos etc.. você conta com o Playmove Class, onde você encontrará orientações de diversos plano de aula e uma completa relação de formação pedagógica em EAD, para a aplicação de jogos com o olhar da ludopedagogia. 

Esses planos de aula encontrados na plataforma dos professores Playmove Class consideram sempre premissas válidas para excelentes planos de aula, que podem e devem ser replicados e adaptados às realidades das escolas.

Considere que:

  1. A abordagem nem sempre será igual;

  2. As crianças hoje, mais do que nunca, comportam-se diferentemente entre si e diferentes dos tempos de seus responsáveis e professores quando estes eram crianças;

  3. Há uma contínua evolução das práticas docentes, dos jogos e das possibilidades de interação;

  4. Tecnologias usadas como meios para atingir seus objetivos estão em constantes mudanças, ou seja, o mundo das crianças também faz parte desse contexto;

  5. Quando puder use e abuse de aulas interativas em que crianças realizam, criam, copiam, etc..

Na criação das sequências didáticas observe sempre os objetivos das aulas, as referências em habilidades e competências, e alinhem com soluções como os games disponíveis na Playtable, que atuam em diversas áreas do conhecimento.

Um bom plano de aula também prevê avaliação dos alunos. Nesse sentido, considere pertinente avaliar os estudantes durante todo o processo como participação, interação, número de movimentos etc.

Sempre tenha um plano de aula principal e eventuais planos coringas, para quando houver necessidades de urgência e imprevistos, e conte com tecnologias resolutivas e assertivas como as propostas pela PlayTable.

Playmove

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