Aprendizado no ritmo: o papel da música na educação infantil

Você certamente sabe que o cravo brigou com a rosa debaixo de uma sacada. Ele saiu ferido e a rosa despedaçada. Nem precisamos contar o fim dessa história, certamente você já ouviu, cantarolou e até usou a cantiga popular para inserir a música na educação infantil. Existem músicas para várias situações: acalmar, dançar, adormecer e muitas também têm o propósito de ensinar. A cantiga sobre o cravo e rosa pode ser usada para ensinar sobre relacionamentos, outras canções ensinam as crianças a cantar, separar as sílabas pronunciar novas palavras ou aprender novos idiomas.
 

Baixe grátis e-book com 5 passos para implementar a ludopedagogia na sua escola

A inserção da música na educação infantil traz diversos benefícios para a formação das crianças. A pedagoga e especialista no ensino de música para crianças, Maria Lúcia Cruz Sunigan, afirma que a música estimula áreas do cérebro que não são desenvolvidas pela linguagem oral ou escrita. Para incluir a música no plano pedagógico, é preciso conhecimento por parte do professor, se possível formação em musicalização infantil, e também alguns recursos, para trabalhar aspectos teóricos, práticos, ritmos, melodias e harmonia.
 

Conheça 3 exemplos de aplicação da música na educação infantil

1) Palavra Cantada A Palavra Cantada é um projeto que há mais de 20 anos desenvolve um trabalho musical voltado para crianças. A dupla de músicos Sandra Peres e Paulo Tatit criou muitos hits que são cantados por diversas gerações. Eles também são responsáveis pelo Projeto Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada, para o ensino de música a crianças da rede pública de ensino. A Palavra Cantada também oferece suporte para professores, coordenadores pedagógicos e diretores que desejam promover a música na educação infantil e criar uma experiência musical lúdica.

2) Musiqueducando O blog criado pelo educador musical Marcello Serralva é um espaço para discutir musicalização infantil e educação musical nas escolas. Além de compartilhar experiências, o músico também sugere atividades que podem servir como referência para os professores que desejam implantar a música na educação infantil. As publicações do Musiqueducando são em vídeo, mas também são disponibilizadas cifras, áudios, vídeos explicativos de coreografias e até atividades musicais para bebês.

3) Marcus Vieira O educador musical Marcus Vieira também cria conteúdos para estimular a musicalização de crianças. Quem acha que é preciso um alto investimento para oferecer o ensino da música na educação infantil precisa conferir os conteúdos educativos criados por Marcus. Vão desde como aprender a batucar, como construir instrumentos musicais e como utilizá-los em sala de aula, até como fazer música usando copos.

Você gostou deste post?
Se conhece alguma outra iniciativa legal, compartilhe conosco nos comentários.

Confira também o post Como usar música como ferramenta ludopedagógica no ensino fundamental.  

Playmove

Leia também