Tecnologia no aprendizado infantil: como aplicar corretamente?

Uma das dúvidas mais frequentes entre professores da educação infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental é de como utilizar a tecnologia para essas séries iniciais.

Pais, alguns professores e outros agentes da comunidade educacional, muitas vezes questionam o uso de tecnologias para com crianças em geral por terem pouca clareza das possíveis práticas positivas para com esse tema.

Agregamos ao fato de que a grande maioria dos professores em sua formação universitária infelizmente não possuem uma bagagem suficiente para entenderem tecnologias como fundamentais suportes para suas atividades. Mesmo nas graduações da área de pedagogia, que contam com disciplinas relacionadas à tecnologia aplicada, são raras as ações práticas propostas, até mesmo nos estágios supervisionados.

Essa falta de aprofundamento com o tema faz com que muitos educadores tenham dúvidas sobre como exercerem a docência atrelada às soluções tecnológicas, em geral alguns entusiastas se sobressaem nessa tarefa.

Vale lembrar que os professores em suas atividades enfrentam muitos desafios diários que os fazem retentores de muitas demandas, entre elas a missão de desenvolvimento das habilidades, competências, conhecimentos conforme as normativas da área, com especial atenção à Base Nacional Comum Curricular. 

No caso dos primeiros anos da educação formal, o letramento e a alfabetização são, sem dúvida, as etapas mais importantes de toda esfera educacional, o que só aumenta a carga de responsabilidade da comunidade escolar.

O cenário trazido pela pandemia da COVID-19 colocou todos os docentes pressionados ao uso das tecnologias. Essa pressão não se dá por conta de alguém ou grupos e sim pelas circunstâncias e seguramente mudará o cenário no pós pandemia.

Por isso, listamos três práticas de êxito que já são usadas por vários profissionais do segmento da educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental e que podem auxiliar na orientação do corpo docente e de toda instituição escolar.

1) Objetivos como foco.

Se tem algo que não pode passar pelo crivo dos educadores é alinhar as ações de uso de tecnologia com seus objetivos pedagógicos.

Muitas soluções permitem a personalização, interação, melhor concentração e desenvolvimento de diversas habilidades essenciais para os alunos, além claro das respostas serem rápidas tanto para o usuário quanto para o docente. Nesse sentido é essencial que as tecnologias que serão usadas no processo de ensino aprendizagem façam sentido para com os objetivos.

2) Jogos com conteúdo.

Sem dúvidas, relacionar os jogos virtuais ou analógicos faz grande diferença no cotidiano de todos os segmentos, com especial atenção aos primários. Quando lúdicos, interativos, com qualidade pedagógica e sonora, possuem possibilidades infinitas, inclusive em casos de necessidades específicas de grupos de alunos.

Como referido anteriormente, os jogos devem sempre estar correlacionados aos objetivos pedagógicos, existem várias soluções no mercado, algumas super recomendadas como as mesas digitais por sua capacidade de interação e qualidade de proposta educacional.

3) Músicas e mídias lúdicas.

Assim como as menções anteriores, essa prática está mesclada com as outras. Muitos docentes já utilizam música nos processos de ensino aprendizagem e aqui vale ressaltar como isso fica claro no ensino de idiomas estrangeiros e, pelo mesmo motivo, por que não na língua portuguesa?

Com vídeos animados é sempre preferível utilizar o recurso de música, se possível, afinal essa solução ajuda no desenvolvimento de várias habilidades. Inclusive, alguns jogos também o fazem no desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e na compreensão de conteúdo.

Para os docentes que ainda não usam tecnologia como suporte na educação infantil, sugerimos que comecem aos poucos a colocar em seus planos de aula e aplicar na prática soluções tecnológicas. Na dúvida troquem experiências com quem já iniciou o processo.

Dito isso, não deixem de conferir os recursos da mesa digital Playtable, já amada por milhares de alunos no Brasil e no mundo, e que seguramente facilitará a tão nobre missão docente.

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