Impacto do uso da tecnologia nas salas de aula em Leme/SP

A grade curricular de ensino da Secretaria de educação do município de Leme em São Paulo recebeu a tecnologia como uma aliada para trabalhar os objetivos de aprendizagem e habilidade. O Ecossistema Ludopedagógico Playmove, aliado à BNCC, potencializa o aprendizado do aluno através do uso da tecnologia na educação infantil, ensino fundamental e na educação especial.

Mudanças ocorrem diariamente no cotidiano e na educação não é diferente. Há décadas se discute o uso da tecnologia na sala de aula, e hoje o que se indaga são os resultados desta prática no âmbito educacional.

Alguns desenvolvimentos são notórios, e foi o que o professor Itamar Guimarães, pós-graduado em robótica educacional observou em suas turmas. Intercalando seu plano de ensino com o uso da tecnologia, sua aula ficou mais dinâmica e atrativa para os alunos que hoje chamamos de nativos digitais. Assim ele pode observar a melhora na comunicação, engajamento nas atividades referente a grade curricular, como por exemplo nos conteúdos trabalhados em Matemática e Língua Portuguesa. Além de desenvolver a inclusão de forma leve e divertida.

“Eu acho que o futuro da educação vai ser esse, vai ser a tecnologia. A gente já trabalha com o digital, se pegar aquele aluno que tem dificuldade, por exemplo, que não consegue ler ou escrever, colocar ele para fazer isso, de 40 a 50 min, ele vai aprender. Dá certo? Dá, mas tem uma maneira mais prática, mais fácil e mais prazerosa disso acontecer”.

Confira o depoimento na íntegra do professor Itamar:

O depoimento do professor Itamar reforça a perspectiva de que o futuro da educação está ligado à tecnologia. Ao utilizar recursos digitais, é possível despertar o interesse dos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais atraente e divertido.

Observando a interação social em sala de aula após o uso da Playtable, o professor verificou que sua maior dificuldade é mostrar para os alunos que estudar pode ser bem divertido, então o uso da tecnologia só reforça a ideia de que é possível aprender jogando, brincando.

Playmove

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