Gaspar em SC transforma a educação com o uso do Ecossistema Ludopedagógico

Aliar a tecnologia educacional ao ensino aprendizagem, tem trazido alguns benefícios em sala de aula, tanto para alunos quanto para professores.

Em tempos em que a escola precisa ser atrativa e estimulante a fim de evitar a evasão e garantir que o aluno desenvolva habilidades, que contribuam para sua rotina enquanto individuo, professores e gestão escolar vão em busca de recursos que possam suprir tal necessidade.

No Município de Gaspar/SC, a professora do AEE, Tainara Hang, realizou um projeto na sala multisseriada com bons resultados na alfabetização das crianças. Esta melhora foi possível devido ao alinhamento do recurso tecnológico ao planejamento escolar.

“Hoje em dia eu acredito que a dificuldade das crianças da educação especial e de alunos que vieram de um ano pandêmico, onde não tiveram aulas, é a alfabetização, e dentro da PlayTable a gente tem muito recurso, onde a gente viu muito avanço nessas crianças, usando o direcionamento do planejamento para a alfabetização”.

Confira o depoimento da professora Tainara na íntegra:

O uso de recursos tecnológicos para ampliar o desenvolvimento motor, pensamento lógico, pensamento computacional e os componentes curriculares como língua portuguesa e matemática, não fica só no ensino regular, ele pode e deve ser utilizado como forma de agregar na educação especial. Alunos com autismo, por exemplo, necessitam de estímulos visual e auditivos, e através de jogos educativos e interativos, eles desenvolvem tal habilidades.

Existem projetos na educação especial que já usufruem desta tecnologia para beneficiar o aluno. Um deles é o Projeto Integrar, que atende crianças com autismo até os sete anos de idade. A psicopedagoga clínica do projeto, Marli Gonzaga, aponta que trabalhar a percepção da criança através do jogo educativo traz o avanço das suas habilidades, onde eles aprendem brincando. O software pedagógico Boquinhas da Playmove foi citado por ela como um recurso utilizado para desenvolver a fala e a expressão.

Por outro caminho, alinhar o recurso tecnológico ao planejamento de aula, explorando outros recursos de aprendizagem, sem deixar o habitual de lado, trouxe benefícios enriquecedores para a turma da professora Barbara Bencke, onde ela trabalhou um circuito pedagógico com a sua turma, desenvolvendo diversas habilidades com o mesmo tema, como por exemplo, a alfabetização e a inclusão.

Confira o trabalho realizado pela professora Bárbara:

Por fim, sabe-se que a tecnologia veio para acrescentar o processo de ensino – aprendizagem, e, no decorrer deste conteúdo, vimos os benefícios e objetivos alcançados.

Por conta destes resultados, as professoras Tainara Hang e Barbara Bencke foram selecionadas para concorrer ao Prêmio Inovação Catarinense, na categoria Professor Inovador, promovido pela Fundação de amparo a pesquisa e educação de Santa Catarina – FAPESC.

Com a inovação ganham alunos, professores, escola, sociedade. Ganham todos!

Playmove

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