Vá além nas suas aulas para crianças: práticas inovadoras e divertidas

Entender a nova geração de crianças, que nascem imersas em tecnologia e informação, e criar adultos criativos. O desafio que inspira a maior parte dos posts do Blog Aprender Brincando demanda ação de pais e professores, que precisam se inspirar em práticas inovadoras que estão sendo experimentadas em todo o mundo. A revista Cláudia do último mês de maio publicou uma reportagem com dez práticas inspiradoras de escolas de diversos países do mundo. Neste post, vamos compartilhar e comentar três delas:

1) Envolvimento familiar

Uma escola municipal criada na década de 1950, a Amorim Lima, em São Paulo, está revolucionando seu sistema de ensino neste século XXI. Uma das práticas mais inovadoras é articular atividades que integrem os pais ao cotidiano escolar. No início do ano letivo de 2015, por exemplo, eles se reuniram para fazer brinquedos novos para os alunos. Os pais também ajudam a organizar shows e atividades esportivas a toda comunidade. Esse tipo de envolvimento muda não só a relação da criança com a escola, mas também dos pais com os filhos. Uma das entrevistadas contou que já fizeram juntas aulas de maracatu, capoeira e penteado e que a rotina escolar não é um mundo à parte, já que ela conhece os outros pais, os professores e os colegas da filha.

2) Educação fora dos muros da escola

Um segundo exemplo dado na reportagem é o da Albany Free School, que fica em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Lá, as crianças aprendem diversas atividades que estimulam a criatividade, como filmar e editar vídeos, escrever poesias e fazer tortas. Um dos exemplos dados foi a oficina de estamparia com silk screen que permitia que as crianças fizessem camisetas para serem vendidas e, com esse dinheiro, financiar viagens e excursões. A ideia é formar adultos mais abertos a inovações e dispostos a buscar soluções criativas para os seus problemas.

3) Saber usar o digital

Escolas de todos os níveis se sentem pressionadas a adotar tablets e computadores em sala de aula, mas, sozinhos, os equipamentos não se traduzem em práticas inovadoras. A professora de novas tecnologias da Faculdade Cásper Líbero, Bianca Santana, explicou à reportagem que é fundamental que recursos tecnológicos estejam associado a projetos pedagógicos. Outro ponto é manter o diálogo entre as gerações. A revista citou o colégio Dante Alighieri, também em São Paulo, que promove encontros semanais entre alunos e professores para que eles discutam sobre inovações tecnológicas. Esse diálogo proporciona um momento de descontração e permite que os docentes estejam sempre atualizados sobre as novidades digitais.

Se a sua escola está experimentando alguma prática inovadora e divertida dentro ou fora da sala de aula, compartilhe na área de comentários.

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