Recentemente, em razão das bruscas mudanças sociais provenientes da adaptação à pandemia da COVID-19, várias tendências na educação tiveram seus movimentos acentuados, acelerados e até repensados.
Empresas inovadoras, com soluções adequadas ao momento e nos modelos de transição de tais situações, perceberam várias mudanças entre os educadores e entre aquilo que já não funciona mais com os estudantes e aquilo que faz sentido entre eles.
Independente das inovações tecnológicas, o que está mais evidente nesses movimentos são as propostas de humanização da educação, também com as facilidades que a tecnologia tem proposto.
Destacamos algumas situações e chamamos a atenção para o fato que, em suma, praticamente todas possuem características que convergem com propostas de desenvolvimento humano, de habilidades essenciais, muitas delas já previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de forma abrangente e específica.
Destacamos três das tendências mais facilmente evidenciáveis para os próximos anos:
Foco em Habilidades: para os docentes que já tiveram contato com a BNCC o termo “habilidades” tem se tornado muito comum em suas rodas de conversa e planejamentos. Muitos pensadores usam a expressão do inglês “skill” para fazer referência a esse movimento, o importante é destacar que muito mais que conhecimento do conteúdo tem sido cada vez mais evidente a importância do desenvolvimento de habilidades técnicas e sociocomportamentais, sejam elas mais abrangentes, entendidas como competência, ou sejam elas de menor abrangência, entendidas como habilidades, sempre associadas ao conhecimento que tem sido proposto pelas instituições de ensino;
Personalização: com o advento de tecnologias, tem sido muito mais possível a orientação mais personalizada dos processos de ensino aprendizagem, considerando características e contextos individualizados como premissas de ações de “níveis” e “velocidades” de compreensão dos conteúdos propostos, assim como no desenvolvimento das habilidades. As tecnologias aqui representam grande auxílio junto aos educadores, especialmente quando usadas com propósitos bem definidos pedagogicamente;
Competências gerais: o desenvolvimento das habilidades associadas à maior personalização da educação, encaminha os processos pedagógicos para o desenvolvimento de competências gerais, com o objetivo da compreensão por parte do estudante de como as áreas do conhecimentos são co-participantes da sua realidade, ou seja, não são separadas. No exemplo: a compreensão da matemática como uma habilidade de linguagem específica, das artes também como partícipe da matemática e das ciências da natureza, etc….
Para que o dia a dia da escola, diante dessas missões educacionais possa ser facilitado, existem vários ecossistemas em soluções educacionais bastante pertinentes para as redes de desenvolvimento educacionais. Destacamos a PlayTable como uma excelente solução em jogos engajadores, encantadores, com objetivos pedagógicos, planejados para o desenvolvimento de habilidades e competências humanizadas.
É importante contar com a possibilidade de sociabilização e do desenvolvimento da coletividade, da humanização dos processos sem ignorar o avanço das tecnologias e a necessidade de desenvolvimento intelectual dos estudantes.
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