Série Coronavírus | 5 dicas de jogos e atividades para crianças acima de 9 anos

Filhos desta idade estão na transição entre a infância e a pré-adolescência. Mas são muito diferentes do que éramos nós, adultos, quando tínhamos a idade deles. O mundo se transformou e as crianças de hoje estão totalmente inseridos na cultura digital, nos novos meios de comunicação, na velocidade das informações que surgem a todo tempo e estão cada vez mais democráticas.

Porém, tanto hoje quanto antigamente, crianças desta idade sempre ensaiaram brincadeiras de grandes exploradores, cientistas, astronautas, paleontólogos, navegadores, poetas, maestros. Nunca se contentaram com atividades simples, precisam ser desafiadas por atividades complexas e até mais demoradas. Nós selecionamos algumas dinâmicas que unem todo esse potencial aos recursos interativos que temos hoje, para trazer experiências inesquecíveis às crianças (e adultos que ainda gostam de brincar):

  1. Paper Toys: atividade muito divertida que pode ser feita por toda a família. Se tiver impressora, é possível fazer o download de diversos modelos prontos disponíveis na internet. Mas é possível desenhar e pintar do zero. Para facilitar, pesquise modelos em traço para facilitar os encaixes. Desafie seus filhos a fazerem o paper toy do seu super herói predileto.

  1. Minecraft: um dos jogos mais populares da atualidade. É um jogo de sobrevivência que se baseia na exploração de mundos 3D feitos por blocos pixelados. No jogo é possível descobrir e construir praticamente qualquer coisa, utilizando matérias-primas que precisam ser mineradas para a construção de ferramentas e estruturas, como casas, monumentos e ambientes para sobrevivência. O jogo possui um modo criativo, para exploração e construção livre com recursos ilimitados, e o modo “Sobrevivência”, onde os jogadores precisam adquirir recursos para construir o mundo e se manterem vivos, pois precisam combater inimigos controlados por computador


Imagem: Freepik

  1. A Hora do Código: criado pela Code.org, a Hora do Código é um movimento global que busca mostrar como é possível aprender um pouco de programação em apenas uma hora! Neste ano, o tema é ‘Ciência da Computação para o Bem’ – ou, em inglês, #CSforGood. A ideia é destacar como todos nós podemos usar a ciência da computação para causar um impacto positivo em nosso mundo (descrição retirada do site do programa): https://code.org

  1. Scratch: uma linguagem de programação que foi criada em 2007 pelo Media Lab do MIT. É uma plataforma que ensina programação de forma prática e divertida para crianças e adolescentes. Disponível para Windows, OS X, e Linux, além de um aplicativo para smartphones e tablets: https://scratch.mit.edu

  1. YouTube Edu: plataforma educacional do YouTube com a presença de vários canais fantásticos, como Manual do Mundo e Nostalgia. Além disso, o YouTube Edu também traz canais de astronomia, física, história e curiosidades.

Novamente reforçando que as sugestões acima estão disponíveis na internet ou nas lojas de aplicativos e não são necessariamente gratuitas. Escolha as ideias que mais combinam com sua família e o melhor momento do dia ou do fim de semana, para explorar e criar novos mundos.

Criança que brinca é criança feliz!

Playmove

Leia também