Reflexões sobre pedagogia de Freinet e o uso de novas tecnologias

Diante de tantos recursos disponíveis nos dias de hoje, o desafio da vez é identificar a forma mais adequada de integrar as várias tecnologias nas salas de aula e contribuir para o aprendizado das crianças.

Para contribuir com essa reflexão pedagógica e didática, compartilhamos o trabalho da  pesquisadora Silvana de Negri da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que fez uma análise das mudanças ocasionadas pelo uso dos recursos tecnológicos na linguagem oral, escrita e na construção de conhecimento a partir da pedagogia de Freinet, marco teórico construído pelo pedagogo anarquista francês Célestin Freinet.

Em sua monografia “O uso da tecnologia em sala de aula: uma possível inovação pedagógica ou uma pedagogia freineitiana na atualidade”, ela analisou a dinâmica na sala de aula de uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental a partir da experiência em seu estágio supervisionado.

Antes de refletir sobre o impacto dos computadores e gadgets no ensino infantil, é importante compreender os quatro princípios da pedagogia de Freinet, que servem de apoio para os professores conduzirem suas atividades nas salas de aula:
 

1. Princípio da cooperação

O envolvimento das crianças em atividades cooperativas permite que elas desenvolvam as primeiras noções de cidadania, manifestem sua personalidade e reconheçam que é preciso respeitar o outro.
 

2. Princípio de comunicação e de expressão livre

É importante que a criança tenha liberdade de expressar o seu pensamento por meio da linguagem oral e escrita, das brincadeiras e de construções individuais ou em grupo. Para isso, os professores devem assumir o poder de observador e respeitar o ritmo de aprendizado dos pequenos.
 

3. Princípio da educação do trabalho

Para que as crianças realmente se engajem no trabalho, o aprendizado infantil deve ser incentivado por atividades motivadoras. Dessa forma, a iniciativa de uma ação produtiva deve ser livre, e não imposta.
 

4. Princípio do tateamento experimental

A escola deve proporcionar ao estudante o tateamento experimental – atividade de formular hipóteses e testar sua validade. A técnica pedagógica contribui para a edificação da inteligência e a formação da personalidade da criança.
 

Pedagogia de Freinet e as tecnologias

Entre as principais conclusões da pesquisadora está o fato de esses recursos não reforçarem  as formas tradicionais de ensino, cujo processo é centrado na figura do professor. A utilização de aparelhos tecnológicos alteram a rotina escolar e os métodos de organização dos trabalhos, permitindo que as crianças tenham uma experiência mais autônoma de aprendizado. Vale ressaltar também que a experiência dos estudantes com a fotografia proporcionou um ambiente de cooperação e reflexão sobre a realidade em que vivem.

Dessa forma, a pesquisadora conclui que o uso da tecnologia em sala de aula é uma possível inovação pedagógica, já que os recursos permitem novas oportunidades e modelos de construção do conhecimento. Também ressalta que a experiência se assemelha à pedagogia de Freinet na atualidade, já que as tecnologias acessíveis estimulam atividades que buscam o desenvolvimento da comunicação e da expressão das crianças.

Se você se interessou sobre a discussão, pode conferir a íntegra do trabalho aqui.

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