9 Razões para incluir a PlayTable no seu planejamento escolar

Sabemos que estamos passando por um momento difícil em relação aos enormes desafios causados pela pandemia, mas é preciso se planejar para o retorno das aulas, que mais cedo ou mais tarde irá acontecer. Além do ensino híbrido, gestão de matrículas, distribuição física dos alunos, organização de agendas, há ainda o investimento em novidades para a escola. E é preciso optar por ferramentas que tragam ganhos a longo prazo e possam ser utilizadas por diferentes turmas.

É o caso da PlayTable, mais que uma mesa digital, uma plataforma interdisciplinar com jogos pedagógicos alinhados com a BNCC e que pode ser utilizada na educação infantil, ensino fundamental e educação especial. A proposta da PlayTable é centrada no lúdico, onde as crianças brincam e interagem com a tecnologia de forma significativa. As atividades são divertidas, interativas e ricas em aprendizado.

Nós separamos sete razões para você incluir a PlayTable no seu planejamento escolar. Confira:

1 – Multidisciplinar: muitas vezes um recurso só pode ser aplicado em uma ou poucas disciplinas da grade curricular. É o caso de peças para laboratório de ciências, ou tablets que ficam restritos à informática. No caso da PlayTable, é possível adquirir jogos direcionados ao componente curricular, como português, matemática, inglês e ciências, outros que abordam raciocínio lógico, coordenação motora, educação financeira, segurança doméstica, programação, livros digitais e muito mais. Assim, podem ser usados em diversas situações e uma única mesa conta com um portfólio amplo, atendendo às necessidades de variados conteúdos.

Veja o vídeo O que é a PlayTable:

2 – Educação infantil e anos iniciais: a nova geração de pais está mais engajada em relação à educação e quer instituições de ensino que atendam às perspectivas da família. Contar com diferenciais que apoiem a aprendizagem de forma lúdica e segura é um ponto extra para qualquer escola. A PlayTable pode tornar os primeiros anos de estudo menos exaustivos, mais interessantes e ainda render um aprendizado rápido, já que os jogos educativos auxiliam na fixação de diversos conceitos apresentados em sala de aula. E aprender brincando, claro, é sempre mais divertido!

Veja o vídeo Jogos para Educação Infantil:

3 – Acessibilidade: Acolher alunos com deficiência é um dever de toda escola e, muitas vezes, requer algum investimento. A PlayTable também foi desenvolvida para apoiar o projeto pedagógico de instituições voltadas exclusivamente à modalidade de educação especial e para oportunizar as mesmas condições de aprendizagem no ensino regular, promovendo a inclusão de verdade.

Além de conter diferenciais que auxiliam no desenvolvimento motor, cognitivo e social, os  jogos e aplicativos também trazem opções de tradução em Libras, narrações, , tela touchscreen que reconhece o toque de qualquer objeto e facilita o brincar de quem tem mobilidade reduzida e cores que podem ser identificadas facilmente. Detalhes que fazem toda a diferença na integração desses alunos.

Veja o vídeo Jogos para Educação Especial:

4 – Segurança e durabilidade: com certeza, ao planejar uma aquisição, você leva em consideração a durabilidade do produto, não é mesmo? Nós também pensamos nisso, e por esse motivo a mesa digital PlayTable totalmente segura e resistente, garantindo um bom tempo de uso. A tela, por exemplo é extremamente resistente e a estrutura que envolve o console possui modelagem anatômica, sem cantos ou bordas pontiagudas e é feita em plástico ABS, que dá ao produto excelente resistência.  O cabo de energia segue os padrões da ABNT e liga a mesa à energia elétrica.

5 – Limpeza e Desinfecção: A PlayTable já é utilizada na área da saúde há muitos anos, tanto para pedagogia hospitalar quanto para tratamentos em clínicas e hospitais, como a Rede D’Or, Amil e Unimed. Para isso, seguimos um Protocolo Operacional Padrão de Higienização (POP), com orientações que garantem a segurança e a higiene da PlayTable para o uso pelas crianças.

Veja o vídeo como Higienizar a PlayTable:

6 – Atualização constante: mais do que um produto, a escola que opta pela PlayTable faz um investimento em uma plataforma. Isso porque, além de atualizações gratuitas do software, a PlayTable disponibiliza periodicamente novas opções de jogos e aplicativos, que podem ser adquiridos de forma avulsa. Há ainda a possibilidade de personalização de alguns jogos, de acordo com a necessidade da escola, e o apoio de uma equipe especializada em ludopedagogia.

7 – Multi-idiomas: São dezenas de opções de jogos em inglês e em espanhol, que irão facilitar a inclusão dos idiomas no currículo escolar. Os estudantes terão opções divertidas para memorizar o que foi apresentado em sala de aula, além de intensificar a expansão do vocabulário e a associação das expressões destas línguas com o dia a dia e questões comuns para a rotina dos estudantes.

 Veja o vídeo Jogos PlayTable em inglês:

8. Formação para Professores: Nossa ferramenta com cursos EAD ensina as melhores práticas para professores no uso da PlayTable como ferramenta na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na Educação Especial.

9. Gestão educacional: Por meio do Portal Playmove Class os professores e gestores têm acesso às informações dos equipamentos, jogos instalados, tempo de uso, atualizações, informações de suas turmas e muito mais. Um conjunto de indicadores detalha a evolução de cada aluno, mostrando as áreas de melhor desempenho ou a necessidade de reforço. Os dados permitem que os professores criem estratégias para otimizar o aprendizado.

Conheça a proposta de tecnologia educacional da PlayTable, converse com um de nossos consultores e entenda como podemos lhe auxiliar no processo de retomada das aulas de forma segura e com qualidade de aprendizagem.

Playmove

Leia também