Práticas ludopedagógicas com crianças surdas e o uso da Libras

As crianças surdas têm direito ao ensino da Libras (Língua brasileira de sinais) como primeira língua e também da Língua Portuguesa para a escrita, garantido pelo Decreto nº 5.626/05. Esse é um bom motivo para que professores e gestores de escolas de educação infantil invistam em recursos para facilitar o aprendizado de crianças surdas.

Nesse processo, é fundamental entender que a linguagem oral não faz parte do mundo das crianças surdas, porque a sonoridade e fonemas não fazem sentido para elas. Além disso, já foi constatado que o surdo que aprende Libras desde bebê, desenvolve sua linguagem tão rapidamente quanto um ouvinte aprende uma língua oral.

Assim, o professor deve privilegiar a comunicação visual-gestual. A questão é que, em um primeiro momento, elas podem se comunicar por mímicas e gestos, porém, para desenvolver o pensamento, é muito importante oferecer uma forma de linguagem baseada em uma língua estruturada, como a Libras.

Como acreditamos que a melhor forma de as crianças aprenderem é brincando, recomendamos que também se use atividades ludopedagógicas com crianças que tenham deficiência auditiva, usando principalmente pistas visuais, recursos corporais, objetos, fotos, gravuras de livros, revistas, desenhos e outros recursos visuais.

E-book gratuito: baixe agora!

Enumeramos as seguintes brincadeiras:

Alfabeto ilustrado: o jogo pode ser comprado pronto, feito pelo professor ou até desenvolvido como game digital. Consiste em um quebra-cabeça em que a mesma palavra é representada na língua portuguesa, libras e em foto, permitindo a associação direta entre os três sistemas simbólicos. Libras brincando: software educativo para apoio no ensino da Libras, desenvolvido com a colaboração da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), oferece jogos para crianças de 4 a 8 anos, estimulando a associação dos nomes dos animais em língua portuguesa e em libras, usando principalmente figuras.

Numeral e quantidade em Libras: ajuda as crianças usuárias de Libras a fazerem a correspondência entre os algarismo indu-arábico e a linguagem de sinais, facilitando tanto o ensino de matemática como a leitura nos dois sistemas simbólicos. Outros brinquedos visuais que associem o alfabeto, a imagem e o símbolo em Libras podem ser desenvolvidos pelos professores, como jogos de dominó, memória e bingo. É a melhor forma de o surdo associar as duas linguagens.

Se você já teve experiência com crianças surdas no ensino infantil, compartilhe sua história conosco. Foto: Photo courtesy of Discovery Museums/ Boston.com  

Playmove

Leia também

Como você avalia a qualidade do ensino na sua escola?

Desafios da educação em 2024