A tecnologia educacional é fundamental nas escolas, pois proporciona novas oportunidades de aprendizagem. Ela amplia o acesso a recursos educacionais diversificados, estimula a participação ativa dos alunos, promove a colaboração e o desenvolvimento de habilidades. Além disso, a tecnologia oferece ferramentas interativas que tornam o processo de aprendizado mais atrativo, atendendo às necessidades individuais dos estudantes.
Antes da chegada da tecnologia educacional, a escola tradicional operava de um modo completamente diferente. A sala de aula era hierárquica, um espaço onde o professor falava e as crianças ouviam. A autoridade máxima era o diretor que detinha o poder de punição e o professor era o único detentor do conhecimento.
Não eram considerados os conhecimentos de mundo dos alunos, suas realidades socioculturais nem habilidades e interesses. O ensino era unilateral.
As aulas eram padronizadas, sem nenhuma personalização, e a avaliação era rígida. A formalidade e a pouca adaptação faziam parte da rotina de professores e gestores.
Conforme a sociedade evoluiu, a comunicação se tornou bilateral, a personalização do ensino tornou-se uma realidade e a tecnologia educacional se tornou fundamental para um bom processo de aprendizagem.
Na realidade brasileira, em que o contexto educacional varia tanto conforme regiões, classes e oportunidades, por que uma escola deveria investir em tecnologia educacional?
Um dos motivos é a personalização, que já citamos aqui, que permite que os professores customizem o ensino para atender às necessidades individuais dos alunos. O uso de plataformas de aprendizado adaptativo fornece esse caminho e ajuda os alunos a aprender no seu próprio ritmo, com base naquilo que já sabem e no que precisam.
Outro argumento a favor da tecnologia é o aumento do engajamento. As gerações atuais são nativas digitais; por mais que os pais tenham evitado o uso de telas até os 2 anos, a idade recomendada pelos pediatras, essas crianças já nasceram num mundo digital, conectado e interativo. Usar a tecnologia em sala de aula deixou de ser um adicional para esses alunos porque ela faz parte da vida diária deles fora da escola. Quanto mais a escola se apropriar dos interesses dos alunos, mais engajante ela será para eles, seja por meio de ferramentas, mídias ou jogos.
A tecnologia educacional também melhora a colaboração entre alunos, assim como entre professores e estudantes. Todos podem trabalhar juntos em atividades e projetos em grupo, independentemente da localização física. Ela também expande as possibilidades de comunicação entre escola e casa.
Com a tecnologia, também melhora a acessibilidade. Estudantes com necessidades especiais podem participar plenamente do processo de aprendizagem com seus colegas, em particular porque a tecnologia permite o nível de personalização de que eles precisam.
Os professores também se beneficiam, tornando sua rotina otimizada ao usar a tecnologia para gerenciar a sala, planejar conteúdos e atividades e facilitando os processos administrativos, como a gestão de notas.
Obviamente as vantagens não se encerram com alunos e professores. Os gestores escolares também se beneficiam da tecnologia educacional
- melhora a comunicação entre gestores, professores, alunos e pais;
- melhora a tomada de decisão porque fornece dados valiosos por meio de sistemas de gerenciamento de dados dos estudantes, que coletam informações sobre seu desempenho escolar e permite que os gestores tomem decisões sobre o aprimoramento de currículos, avaliações e formação continuada;
- facilita a gestão da escola por meio de sistemas de gerenciamento escolar que auxiliam o registro de estudantes, o agendamento de aulas, a elaboração do calendário escolar e a gestão financeira;
- fornece oportunidades para a formação de professores e funcionários por meio de educação a distância.
A tecnologia educacional tem papel fundamental nas escolas por seu potencial de transformar a maneira como os alunos aprendem, os professores ensinam e os gestores dirigem a escola.
Um processo de ensino-aprendizagem pautado em tecnologia é mais, atrativo e envolvente para os vários lados da relação escolar (inclusive a família). Uma das principais vantagens da tecnologia educacional é a possibilidade de disponibilizar informações relevantes em tempo real. Por meio de plataformas digitais, os pais e responsáveis podem acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos, ter acesso às atividades propostas pelos professores e verificar o calendário escolar. Dessa forma, eles se mantêm informados sobre o que está acontecendo na escola e podem participar mais ativamente da vida escolar dos seus filhos.
Percebemos então como a tecnologia educacional pode transformar a maneira como os alunos aprendem e os professores ensinam, desde que planejada, implementada e analisada com atenção pelos gestores escolares, que também se beneficiam desse investimento.
Além disso, há o fator inclusão: a tecnologia educacional também permite que as escolas ofereçam um suporte eficiente aos alunos com necessidades especiais. Com o uso de recursos tecnológicos como softwares de comunicação alternativa, tablets adaptados e aplicativos educacionais, é possível proporcionar uma experiência de aprendizagem mais inclusiva e personalizada.