Playmove apresenta nova geração da PlayTable e ferramenta de gestão pedagógica

A PlayTable é uma plataforma de aprendizado baseada em jogos que já está presente em mais de mil escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Cerca de 350 mil crianças de 3 a 12 anos se beneficiam diariamente da nossa experiência lúdica de aprendizagem em sala de aula.

E como toda nova geração quer sempre mais, a PlayTable ganhou um design completamente novo e moderno, com muito mais conectividade e acessibilidade. Outra novidade é um portal na internet para professores e gestores, com recursos de capacitação, ferramentas para planejamento de aulas e acompanhamento de desempenho dos alunos. O objetivo é criar dinâmicas mais estimulantes para quem aprende e para quem ensina, e apoiar as estratégias pedagógicas. 

A PlayTable possui um portfólio alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) com 70 jogos educativos, 70 livros digitais, além de 200 clipes musicais e desenhos animados. Passando pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial, os alunos desenvolvem habilidades e competências nas áreas de alfabetização e letramento, matemática, ciências humanas e naturais, idiomas, entre muitos outros.

Lançamento: A Nova Geração quer sempre mais!

A PlayTable Nova Geração foi projetada com base na experiência de cinco anos de mercado e está com design ainda mais ergonômico e funcional. O princípio lúdico da PlayTable continua o mesmo, assim como a navegação intuitiva que estimula a autonomia e a coletividade das crianças.

Cristiano Sieves, gerente de produtos da Playmove, explica que foi um enorme desafio modernizar a PlayTable, devido ao grande número de fãs que o produto tem em todo o Brasil. “Queríamos trazer novamente um visual inovador que causasse o impacto que a PlayTable teve em seu lançamento, em 2014, mas sem perder a essência do produto e suas principais características. Acredito que atingimos este objetivo com o modelo que está sendo lançado agora”, relata Cristiano. 

Foto: Divulgação PlayTable

Aspectos importantes da PlayTable, como funcionar sem a necessidade de conexão à Internet, foram mantidas. E agora, além do Wi-Fi, também é possível fazer conexão por cabo de rede para efetuar as atualizações gratuitas ou instalar novos jogos. Outras vantagens da plataforma continuam nessa nova versão, como um ano de garantia, suporte técnico remoto gratuito e voltagem automática, além da resistência a líquidos, a impactos e higienização facilitada.

Alunos se unem com a “Liga dos Heróis”

A nova geração da PlayTable trará também muitas melhorias no sistema operacional, uma destas novidades é a Liga dos Heróis. Nela, cada estudante poderá criar e personalizar um avatar que o acompanhará durante todo o ano letivo no uso da PlayTable. Juntos, os estudantes formam uma Liga para encarar os desafios, tendo a performance em cada jogo registrada, individual e coletivamente, e permitindo o acompanhamento por professores e gestores através de um portal online.

Foto: Divulgação PlayTable

São mais de 150 elementos para customização de cada avatar, que permitem milhares de combinações para criar personagens únicos – todos tematizados como super heróis. Os estudantes acumulam pontos e liberam roupas e acessórios para os seus avatares à medida que utilizam a PlayTable na escola. “Nosso objetivo é manter as crianças focadas na brincadeira, enquanto os registros dos seus desempenhos indicam aos professores como está o aprendizado dos componentes curriculares trabalhados nestes jogos”, comenta Cristiano Sieves.

Clube PlayTable para gestão e planejamento

Ao alcance de um clique, gestores de escolas públicas e privadas de todo o Brasil terão acesso a informações completas das PlayTables disponíveis na sua rede, incluindo jogos instalados, tempo de uso, atualizações de software e desempenho dos equipamentos em gráficos detalhados.

Indicadores mostrarão ainda o desempenho e a evolução das crianças conforme os jogos que elas utilizam na PlayTable e em quais áreas os alunos estão com resultado adequado ou precisam de reforço e mais atenção. Os dados poderão ser comparados com a média de outras turmas da mesma escola e até com turmas de outras escolas e municípios, apoiando as estratégias de ensino. Este comparativo é feito com base nas competências da BNCC, que são desenvolvidas nos jogos da PlayTable.

Foto: Divulgação PlayTable

Para deixar o professor ainda mais seguro para inserir a tecnologia em seu plano de aula e criar um ambiente cada vez mais dinâmico e interessante aos alunos, o portal incluirá materiais de formação continuada em vídeos e textos, tutoriais dos jogos e uma ferramenta para auxiliar na composição de planos de aula que usam métodos lúdicos. A ferramenta permitirá buscar recursos por componente curricular, competências, habilidades ou eixos temáticos da Base Nacional Comum Curricular.

A Liga dos Heróis e o Clube PlayTable serão disponibilizados também para quem já tem versões anteriores da mesa interativa, à medida que forem atualizadas para o novo sistema operacional. A migração de todos os equipamentos será feita gradualmente, ao longo dos próximos meses, permitindo total compatibilidade entre as novidades e os jogos já instalados nestas PlayTables.

Playmove

Leia também