Ludopedagogia na matemática: um exemplo de sucesso

Você sabia que, segundo o movimento Todos pela Educação, até 2014, 90% dos estudantes brasileiros concluíam o ensino médio sem o aprendizado adequado de matemática?

No entanto, o problema começa bem mais cedo, ainda no ensino infantil e primeiros anos do ensino fundamental, quando as crianças começam a aprender as operações matemáticas. Neste post, vamos apresentar um exemplo de como a ludopedagogia na matemática pode transformar o ensino dos números e equações.

O pesquisador francês Gerárd Vergnaud, referência no ensino de matemática, afirma que é comum as crianças enfrentarem dificuldades para compreender o conceito matemático, por isso, cabe ao professor usar métodos variados e ferramentas que simplifiquem o aprendizado.

Segundo Vergnaud, se o professor desenvolve uma única atividade e as crianças não conseguem compreendê-la, elas facilmente perdem o interesse e a vontade de resolver os desafios.

Com a ludopedagogia na matemática, o ensino pode se tornar mais atrativo e interessante para os pequenos.

O Círculo da Matemática do Brasil

O casal de professores Robert e Ellen Kaplan, da Universidade de Harvard, criou um método de ensino participativo, chamado de “The Math Circle”, em português O Círculo da Matemática, que estimula a ludopedagogia na matemática.

A abordagem foi criada com o propósito de descobrir como seria se os estudantes gostassem da disciplina e se a intuição matemática fosse cultivada de modo lógico, lúdico e participativo, com crianças sem medo de errar e pensar o infinito.

O foco deste método que incentiva a ludopedagogia na matemática são as crianças dos anos iniciais e ensino fundamental porque o casal Kaplan defende que as novas teorias da educação, baseadas na neurociência, mostram como a eficácia do ensino da matemática é maior nos primeiros anos da vida escolar.

Segundo Ellen, a matemática está envolvida no mito de que é uma disciplina chata e isso afeta a forma como os estudantes pensam sobre ela e, por consequência, a forma como os professores a ensinam.

Como aplicar a ludopedagogia na matemática

Para potencializar a ludopedagogia na matemática, o casal Kaplan adaptou a metodologia do Círculo da Matemática ao contexto brasileiro e capacitou professores que atuam em escolas públicas das cinco regiões do Brasil. Hoje, dez cidades oferecem o Círculo da Matemática, no qual são aplicadas as seguintes abordagens:

1) O perguntar incessante – Nunca diga as respostas aos alunos, deixe que eles encontrem o resultado. Até que isso aconteça, continue perguntando, da forma correta, com as perguntas corretas, paciência e estímulo. Lembre-se que o propósito é aplicar a ludopedagogia na matemática, por meio da interação, participação e diversão.

2) Ouvir de verdade – Tudo deve ser ouvido e registrado porque o foco está na qualidade do processo. Os elogios não devem ser pelas respostas certas, mas pela participação.

3) A organização do quadro – Deve ter flexibilidade, manter o raciocínio principal com auxílio de anotações, sem subdivisões, sempre mantendo a lógica.

4) O erro – Lembre-se que o erro é bom e as questões erradas podem ser um ponto de partida para chegar ao resultado certo.

5) Estratégias inclusivas – Todos precisam participar, portanto, busque cativá-los, respeitando a diversidade das crianças.

6) O fim – Encontrar um resultado matemático não é o fim ou o objetivo de tudo, o que deve ser enfatizado para as crianças é a construção do processo e o que foi feito para alcançar o resultado.

7) Os nãos – Tire o foco das sessões de cópia do quadro, as crianças precisam pensar, não apenas copiar. Então, não seja escravo dos conteúdos, a prioridade é estimular o interesse das crianças para pensar matematicamente.

8) As sutilezas – O professor deve estimular a imaginação das crianças e o que elas estão sentindo. O Círculo da Matemática tem conquistado as crianças. A estudante Maria Clara Barbosa Rodrigues, de 7 anos, disse ao G1 que gosta muito de matemática porque é divertido. Segundo a jovem, as pessoas que acham a disciplina chata têm essa impressão porque não conhecem os números.

Quando os professores inserem a ludopedagogia na matemática, incentivam as crianças a aprender brincando, como descrevemos no post tabuada lúdica, que demonstra como ensinar os primeiros conceitos da matemática por meio do “faz de conta”.

E você conhece outro exemplo de sucesso da ludopedagogia na matemática?

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