Formação continuada de professores

Formação continuada de professores

Os alunos brasileiros não podem correr o risco de ter professores que pararam no tempo: cursaram a graduação, uma ou duas pós-graduações e não buscaram conhecimentos atualizados por meio do que chamamos de formação continuada.

Professores desatualizados em seus conhecimentos técnicos, habilidades interpessoais ou sem conhecimento do uso de ferramentas podem acentuar a desigualdade de aprendizagem e formar uma geração de alunos também defasados quanto às novidades do mundo moderno, o que representa para eles um risco no mercado de trabalho e nas suas relações com outras pessoas.

Por conta disso, cabe à escola (diretores, coordenadores e à própria equipe pedagógica) buscar o investimento necessário para que o corpo docente não fique desinformado e possa levar às salas de aula as melhores práticas.

A formação continuada para professores é crucial para a manutenção de altos padrões de ensino e o acompanhamento das mudanças no mundo educacional. Vamos explorar a importância da formação continuada para professores no contexto brasileiro de educação e como coordenadores e diretores escolares podem apoiar esse componente vital da profissão.

O primeiro motivo para dar valor à educação de professores é a necessidade de se manter atualizado com as práticas educacionais que estão sempre em movimento. Nos últimos anos, houve uma mudança significativa nas formas dos alunos aprenderem e nos métodos de ensino.

Isso inclui o uso de tecnologias, a adoção de novas estratégias e formatos, como o remoto, e uma grande ênfase no ensino personalizado. Professores que não se atualizarem correm o risco de se tornar obsoletos e podem ter problemas ao tentar se conectar com seus alunos. A educação contínua permite que os professores se mantenham informados sobre as tendências educacionais e ainda oferece ferramentas para que possam aplicá-las.

Outro motivo é a necessidade dos professores de se manterem atualizados em seus objetos e suas áreas de estudo. Conforme novas pesquisas e descobertas surgem, o conhecimento acerca de certos tópicos vai crescendo e se modificando. É essencial que os professores, como responsáveis pela linha de frente da educação, possam transmitir um conhecimento atualizado, preciso e relevante. A formação continuada impede que os professores parem no tempo e aprofundem seus conhecimentos em suas respectivas áreas de estudo, o que os ajuda a ser mais eficazes na sala de aula.

A formação continuada também dá oportunidades para que os professores aprendam novas habilidades e estratégias de ensino, como o uso de tecnologias e ferramentas digitais, a incorporação de novos métodos ou o desenvolvimento de competências mais importantes para o cenário atual, também permitindo a troca de experiências entre colegas professores de outras instituições e realidades, o que aumenta o repertório cultural e técnico das duas partes.

No Brasil, o Plano Nacional da Educação reconhece a importância da formação continuada e inclui um objetivo de “garantir treinamento e qualificação continuada aos professores” (PNE, 2014). No entanto, ainda há grandes desafios a serem superados para implementar um programa de formação continuada efetivo nas escolas brasileiras: falta de investimento do governo, falta de tempo e acesso limitado a oportunidades de treinamentos são alguns deles.

Diretores e coordenadores podem dar alguns passos para apoiar esse movimento. O primeiro deles é priorizar esse assunto na equipe pedagógica e reconhecer sua importância, o que pode acontecer por meio de:

  • incentivo à procura de cursos, treinamentos e afins
  • oferta de recursos tecnológicos e estrutura para as aulas
  • encorajamento da criação da rede de contato dos professores
  • incorporação da formação continuada aos valores e à cultura da escola

Outro passo importante é dar oportunidades para que os professores colaborem e compartilhem seu conhecimento e suas experiências uns com os outros. Para isso, podem ser organizados workshops ou dias específicos para treinamento dos profissionais, criadas comunidades on-line para o compartilhamento de conhecimento ou oportunidades para mentorias entre pares. Criar uma cultura de colaboração e aprendizado é uma forma também de aumentar a qualidade do ensino na instituição.

Além disso, também é importante dar acesso às mais recentes tecnologias e ferramentas que deem suporte à formação continuada, desde livros atualizados até mesas digitais ou outros dispositivos.

Para concluir, a formação continuada dos professores é um componente crítico do sistema educacional brasileiro. Dar oportunidades de crescimento e aprendizagem aos professores é uma forma de garantir que os alunos recebam a melhor formação técnica e humana possível, que é o objetivo primordial das escolas.

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