Descobrindo Libras por meio da diversão, a inclusão começa cedo, mesmo quando falamos de crianças ouvintes. O ensino de Libras para esse público é de suma importância, pois vai além da simples comunicação, abrindo caminho para a construção de ambientes inclusivos e empáticos.
Para as crianças ouvintes, o ensino de Libras é importante, pois:
- promovemos a empatia, permitindo que surdos e ouvintes se comuniquem mais e melhor, criando ambientes inclusivos;
- ensinamos sobre as diversidades e os desafios enfrentados pelos surdos;
- ensinamos uma segunda língua às crianças, o que pode enriquecer seu desenvolvimento cognitivo e melhorar a memória e a atenção;
- facilitamos a alfabetização, uma vez que a conexão entre sinais e palavras escritas pode reforçar a compreensão linguística;
- auxiliamos o desenvolvimento comunicativo ao incentivar o uso e a interpretação da linguagem não-verbal, visto que a Libras é amplamente formada por gestos e expressões;
- incentivamos habilidades sociais, a cooperação e oferecemos novas oportunidades de brincar e interagir;
- promovemos a conscientização e a valorização cultural da comunidade surda.
Ensinar Libras a crianças ouvintes não só facilita a inclusão e a comunicação com indivíduos surdos, mas também contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e emocional das crianças, preparando-as para serem membros ativos e empáticos de uma sociedade diversificada.
É claro que para os alunos surdos os benefícios são ainda mais significativos. Toda criança surda ou com deficiência auditiva tem seus direitos:
- de acesso à educação;
- de usar a Libras como primeira língua e o português como segunda;
- de um ambiente escolar inclusivo;
- de suporte e recursos adequados;
- de desenvolvimento integral – social, cognitivo, emocional e linguístico;
- à dignidade e à autonomia.
Por isso a Língua Brasileira de Sinais se faz tão importante na escola. A garantia desses direitos é essencial para que as crianças surdas possam ter uma experiência educacional rica e plena, que respeite suas características individuais e promova seu desenvolvimento integral.
Nesse contexto, o lúdico, tanto para surdos quanto para ouvintes, é parte fundamental do ensino de Libras. O brincar desempenha um papel crucial no ensino e na aprendizagem de Libras, especialmente na educação infantil. Utilizar métodos lúdicos torna o processo de aprendizagem mais atraente, divertido e eficaz para as crianças.
Se é por meio de brincadeiras que as crianças ouvintes aprendem a falar, também o é quando ensinamos a língua de sinais. Atividades como jogos, músicas e histórias tornam o aprendizado natural e divertido.
Por meio do lúdico, os professores podem também incentivar a curiosidade e a participação, afinal, as brincadeiras despertam a curiosidade natural das crianças que as faz querer participar ativamente das atividades. O resultado é mais engajamento e menos imposição.
Um benefício pouco falado sobre o aprendizado de Libras é o desenvolvimento motor e cognitivo. Atividades lúdicas que envolvem Libras estimulam o desenvolvimento motor fino, importante para a execução dos sinais, e habilidades cognitivas, como memória e atenção.
É responsabilidade da escola criar cidadãos do mundo, pessoas socialmente responsáveis e com um papel ativo na sociedade. Ensinar Libras através do lúdico permite desenvolver essas habilidades: as crianças expandem seu repertório comunicativo em Libras de forma contextualizada e significativa, associando sinais a objetos, ações e conceitos de seu cotidiano; o aprendizado lúdico de Libras em ambientes educacionais inclusivos promove a integração entre crianças surdas e ouvintes, criando um espaço de comunicação comum e respeito às diferenças; e brincadeiras e atividades lúdicas em Libras permitem que as crianças se expressem de maneira criativa, usando sinais para contar histórias, cantar músicas ou participar de jogos.
A diversão percorre todos os momentos da educação infantil, o que ajuda a criar um vínculo afetivo com a escola, os colegas e os professores. Não seria diferente no ensino de um segundo idioma como a língua de sinais. Quando abordado dessa forma, por meio de jogos, entretenimento e desafios superáveis, os alunos criam laços de afeto com a Libras e com o aprender, de modo geral.
Professores que incorporam o lúdico no ensino de Libras podem facilitar o processo educacional, tornando-o mais eficaz e prazeroso para as crianças. Inclusive, a BNCC reconhece a importância do brincar na educação infantil, enfatizando-o como um aspecto central no processo de aprendizagem das crianças. O documento destaca que as atividades lúdicas são essenciais para o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e físico das crianças. Essas atividades promovem a exploração, a imaginação, a criatividade e a socialização, além de contribuírem para a construção de conhecimentos e a compreensão do mundo. A BNCC, portanto, orienta que o lúdico deve ser integrado de forma significativa no currículo da educação infantil.
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