Como usar música como ferramenta ludopedagógica no ensino fundamental

As atividades lúdicas dentro da sala de aula contribuem para estimular a curiosidade e o interesse das crianças nos novos aprendizados. Além de jogos e brinquedos, é possível usar a música como ferramenta ludopedagógica.  

Para o professor de música Renan Tavares, que tem experiência com educação musical para crianças do ensino fundamental, as aulas com esse recurso contribuem para instigar a atenção dos estudante, incentivando-os a trabalhar em grupo, valorizar os instrumentos musicais, interagir com os outros estudantes, perder a timidez e descobrir habilidades. Durante sua carreira, Tavares desenvolveu técnicas didáticas para tornar suas aulas mais divertidas e ricas em conteúdo, e compartilhou algumas delas com o blog Aprender Brincando. Confira:
 

1.Os sons do nosso corpo

A atividade propõe que as crianças repitam sons e músicas por meio de palmas. Para  os mais velhos, o desafio pode aumentar, ao serem instigados a repetir a música utilizando também as batidas das mãos nas pernas ou as batidas de pés. Além da percepção e ritmo, esse exercício também desenvolve a coordenação motora dos alunos. Para inspirar seus alunos, você pode mostrar para eles um vídeo do grupo Barbatuques:

2. Por trás da melodia

O desafio desse exercício é instigar o conhecimento e o gosto das crianças pela história da música, sem que as aulas teóricas sejam massantes. Para isso, Tavares propõe que se escolha um músico e explore curiosidades relacionadas, como a origem do artista, a tradução de seu nome (se ele for estrangeiro), seu local de nascimento e sua história de vida (focando em como ele se tornou músico) Ao explicar sobre o compositor alemão Ludwig van Beethoven, por exemplo, Tavares traz o significado do nome (que, no caso, é horta de beterrabas), e conta que, mesmo com graves problemas de audição, o músico conseguiu compor grandes sinfonias. Em seguida, o professor apresenta algumas das composições mais famosas de Beethoven. Ao usar a música como ferramenta ludopedagógica, também vale a estratégia de o tutor entrar na brincadeira e se fantasiar do personagem que está sendo estudado.
 

3. Show de paródias

Fazer paródias de músicas conhecidas é uma brincadeira popular e atemporal, e ela pode ser levada para a sala de aula, com orientação do professor, para facilitar o aprendizado de forma lúdica. Entre crianças que estão habituadas a ouvir rap, ritmo popular nos bairros periféricos, criar músicas de improviso pode ser parte de seus momentos de lazer. Para promover essa atividade, a turma é dividida em grupos, e cada um escolhe uma música para fazer a paródia. Então os alunos são desafiados a criar uma nova letra dentro da melodia, a partir de conteúdos trabalhados na sala de aula. Esse exercício pode ser aplicado em diversas disciplinas, como matemática, história, ciências. A repetição da canção contribui de maneira significativa para a memorização dos conteúdos estudados.
 

4. Pequenos artesãos

A ideia da brincadeira é que cada um dos alunos construa seu próprio instrumento musical, utilizando materiais recicláveis. Essa atividade leva à conscientização ambiental das crianças, traz o desafio de buscar os sons dos objetos e faz com que os alunos desenvolvam a imaginação. A partir dos exemplos trazidos, Tavares ressalta que a música como ferramenta ludopedagógica contribui para uma excelente formação dos estudantes, que incentiva a construção de habilidades como socialização, criatividade, além da descoberta de potencialidades artísticas. 
 

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