Como potencializar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Seguramente responsáveis e educadores percebem com frequência a importância do desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais, não apenas as  que são meramente técnicas ou conteudistas, como são estereotipadas muitas vezes as áreas formais do conhecimento.

Embora não seja possível afirmar que não existam entre esses dois grupos aqueles que ainda não compreenderam essa importância, documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular, permeia em todas as suas propostas de desenvolvimento de competências, características atreladas ao socioemocional.

É importante sempre ter acesso ao documento oficial da BNCC no site do MEC para referenciar o documento original e melhor esclarecer dúvidas muito corriqueiras. 

Para acessar a BNCC: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base .

As habilidades que apontam com maior assertividade quais as situações específicas a serem desenvolvidas, dentro dessas esferas de competências que são amplas, são as que vão auxiliar os docentes e gestores educacionais nas missões entre o desenvolvimento de conteúdos e de habilidades socioemocionais atreladas a esses conteúdos.

O documento orienta de maneira geral que estejamos atentos aos conceitos de “Autogestão”; “Autoconsciência”, “Consciência social”, “Habilidades de relacionamento” e “Tomada de decisão responsável”.

Quando percebemos a missão que os termos acima possuem é comum o questionamento de como fazer para desenvolver esses aspectos tão humanos e não literais. 

Todas as faixas educacionais devem trabalhar para essa missão, mas sem dúvidas os primeiros anos são fundamentais para o melhor desenvolvimento dos alunos frente a essas demandas.

Considerar aspectos lúdicos é fundamental para o sucesso desse tipo de ações, especialmente pela reação positiva e do engajamento que ações desse viés possuem. Algumas soluções educacionais podem auxiliar os docentes nessa missão, a Playtable é sem dúvidas uma excelente opção.

Quando pensamos em autoconsciência, por exemplo, a base menciona que esse aspecto envolve o conhecimento de cada pessoa, bem como suas forças e limitações, com atitudes otimistas e voltadas para o crescimento desses aspectos. Muitas propostas da mesa digital trabalham a autoconsciência desde eventuais aspectos físicos a excepcionais aspectos cognitivos. No geral é justamente por ampliar o horizonte dessa consciência que a mesa torna-se efetiva no dia a dia do docente.  

Autogestão: faz menção ao gerenciamento eficiente do estresse, do controle de impulsos e da definição de metas. Como estamos trabalhando com jogos, são condições de comportamento fundamentais para atingir objetivos, visto que as atividades possuem metas que podem ou não serem atingidas. São várias as ações pedagógicas pensadas para tal ao longo do desenvolvimento dos planejamentos dos docentes e elas podem e devem ser seguidas de atividades com prazos estabelecidos.

Consciência social:  Muitas músicas, letras, jogos e propostas são orientadas a diversidade de mundos que estão presentes em uma sala de aula, sobre várias perspectivas, desde históricas até o reconhecimento de aspectos físicos de pertencimento coletivo. Na orientação oficial trata-se do exercício da empatia, de colocar-se no “lugar dos outros”, o que amplia também o trabalho entre os tempos de aprendizagens, a socialização com colegas distintos e o que é ganhar, o que é perder nos jogos da Playtable, por exemplo. É muito importante um acompanhamento do desenvolvimento ao longo de um processo, pelos docentes e ou especialistas específicos, se possível.

Habilidades de relacionamento: Muito relacionada ao tópico anterior, essa talvez seja a mais desafiante e mais importante, considerando os desafios que a vida moderna coloca cada dia mais para o convívio social. Temos como orientação relacionar as habilidades de ouvir com empatia, de oratória, de cooperação, de combate a discriminação (bullying), resolução de conflitos e respeitabilidade. A cooperação entre equipes e jogos onde é possível auxiliar uns aos outros são exemplos para integrar atividades pedagógicas como um todo, podendo envolver diversas outras atividades na modalidade projetos, por exemplo.

Tomada de decisão responsável: Esse ponto complementa o anterior no sentido de fomentar a compreensão das normas e cuidados consigo e com os demais dentro de padrões éticos e saudáveis de uma comunidade. De igual forma, jogos com regras para pontuação, orientações e possibilidades de comportamentos e interações, auxiliam no entendimento do público para compreensão da necessidade de uma organização e respeitabilidade regidas por regras. Imagine um jogo de alfabetização em que as letras devem seguir as regras ortográficas para formação de palavras. Ou ainda a escolha de um ou outro caminho em um jogo com várias possibilidades. Parece uma situação óbvia para os adultos, mas ela auxilia e muito no entendimento dos alunos nesse momento de suas vidas. 

Conheça as soluções da PlayTable como grande auxílio educacional no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. 

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