Como aplicar o Design Thinking na educação

O Design Thinking é uma abordagem usada para identificar falhas e aperfeiçoar processos.

Como é possível aplicá-lo em todos os segmentos, o método vem se tornando popular em todo o mundo. É uma alternativa simples e eficaz para promover a inovação e a criatividade. Por ser um modelo centrado nas pessoas, tem total conexão com o ambiente escolar. Então, saiba como aplicar o Design Thinking na educação para aperfeiçoar as práticas escolares.  

O Design Thinking não é uma fórmula para resolver todos os problemas, mas seguindo cada uma de suas etapas, é possível identificar os pontos que precisam de mudança. Quem criou o Design Thinking na Educação foi a IDEO, empresa norte-americana de design e inovação. A estratégia completa foi traduzida para o português, com um livro base e um caderno de atividades, disponível para download.  

Entenda o passo a passo do Design Thinking

1) Descoberta – O primeiro passo para aplicar o Design Thinking na educação é escolher um desafio que a escola ou o professor deseja resolver. Antes de pensar em qualquer solução para o problema, é preciso observar e ouvir as pessoas envolvidas, entender suas necessidades e dores. Esse é o ponto de partida para identificar a melhor forma de abordar cada item a ser melhorado.  

2) Interpretação – Essa fase é voltada para interpretar o aprendizado da etapa anterior. Todos os envolvidos no processo, que podem ser gestores, professores, pais e alunos, deverão compartilhar anotações, experiências e observações. Essas percepções poderão se transformar em insights para a fase de ideação. Por isso, quanto mais detalhes houver nesta etapa, melhores serão as ideias e o resultado do Design Thinking na educação.

3) Ideação – Depois de descobrir o que precisa de melhorias e interpretar os principais pontos de vista, é hora de identificar oportunidades. Para criar boas soluções, é preciso ter muitas ideias. É hora de reunir novamente os envolvidos e fazer um brainstorming, que é a tempestade de ideias, muito comum em algumas profissões, como a publicidade. Não se preocupe com a qualidade das sugestões, anote todas as ideias. Neste momento, o mais importante é a quantidade, não a qualidade.

4) Experimentação – A aplicação do Design Thinking na educação lhe proporcionou muitas ideias, mas é preciso validá-las. Selecione as melhores opções de solução e crie protótipos É um jeito de tornar as ideias tangíveis para apresentá-las ao público-alvo. Peça opiniões e lembre-se: é mais importante ouvir do que falar, pois, as sugestões que surgem no momento de experimentação irão ajudá-lo a refinar sua ideia.  

5) Evolução – Depois de seguir todas as etapas anteriores é o momento de aprimorar o resultado. O Design Thinking na educação é um meio de encontrar soluções para problemas do cotidiano escolar. Assim como o aprendizado deve ser constante, a evolução também deve ser. Por isso, avalie regularmente as soluções e proponha melhorias regularmente. Assim, a escola mantém um processo de aperfeiçoamento constante, beneficiando toda a comunidade escolar.  

A aplicação do Design Thinking na educação

O presidente-executivo da IDEO, Tim Brown, afirma que o Design Thinking é inspirado na coletividade, pessoas ouvindo pessoas. O propósito é sempre somar nós com eles. Ou seja, quem tem o problema se junta a quem é afetado por ele para ajudar a resolvê-lo. Esse formato minimiza o embate e as contrariedades, afinal, todos podem fazer parte da solução.

Um exemplo de aplicação do Design Thinking na Educação é utilizá-lo para fortalecer o envolvimento da família na escola. Quando todos os envolvidos trabalham juntos para resolver um problema, a solução tende a ser melhor para todos. O site Porvir divulgou um exemplo brasileiro de aplicação do Design Thinking na educação.

É o caso do Instituto Akatu, que reuniu profissionais da organização, educadores da rede pública, especialistas em tecnologia da informação, profissionais de comunicação e crianças. Juntos, eles seguiram todas as etapas do método: primeiro criaram um projeto da plataforma, depois mapearam os processos, o passo seguinte foi produzir os protótipos e, por fim, eles tiraram a ideia do papel.

Você tem interesse em aplicar o Design Thinking na educação?

O processo pode ser aplicado tanto para aumentar a organização ou melhorar o respeito, como para a elaboração do plano de ensino e para aumentar o engajamento dos estudantes.

Experimente e depois compartilhe conosco o seu aprendizado.  

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