BNCC aplicada com brincadeiras e tecnologias: O caso de sucesso de Fraiburgo, SC.

Pelas belas paisagens do chamado Oeste do estado de Santa Catarina, encontramos uma parada quase obrigatória na charmosa Fraiburgo. Uma cidade de grande riqueza histórica criada por seus imigrantes, por seus povos indígenas, pela passagem de duas das maiores Guerras no território brasileiro e, depois de grandes desafios de reinventar-se enquanto cidade, hoje é um exemplo exitoso de progresso.

Como não poderia deixar de ser, onde há desenvolvimento econômico e social, há melhoria dos índices educacionais como base de sustentabilidade desse processo.

Há pouco mais de 10 anos, a então famosa “terra da maçã” iniciou um processo em sua administração pública de investimento em tecnologias aplicadas à educação em sua rede municipal, hoje referência nacional em inovação pedagógica. 

Os estudantes municipais atendidos pelas unidades educacionais contam com uma das soluções mais encantadoras e efetivas na aplicação de tecnologias para educação básica. Todas as unidades educacionais possuem PlayTables instaladas como excelentes ferramentas dos docentes e estudantes, voltadas para melhorias significativas nos processos de ensino-aprendizagem na alfabetização, atendimento psicopedagógico e inclusão social e digital.

Excelentes resultados de aprender brincando.

Em Fraiburgo, as escolas possuem salas de aula flexíveis e interativas, espaços para potencializar o brincar como base do desenvolvimento de habilidades e competências, previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento norteador das habilidades e competências a serem desenvolvidas na educação como política pública no Brasil e que contou com contribuições de quase doze milhões de civis e educadores, muitos deles especialistas de várias áreas do conhecimento.

Para a empresária, ex-prefeita e secretária de educação municipal Claudete Ghleller Mathias, os professores entenderam as possibilidades dos recursos da PlayTable: 

“Todos os professores pegaram isso com muita dedicação, foi algo fantástico e continua sendo porque as crianças aprendem de uma forma mais dinâmica”, diz Claudete. “Elas nascem com a tecnologia, então a Educação pode e deve trazer isso também. O que eu vejo entre a integração da BNCC, com a PlayTable e com o trabalho que os professores estão fazendo, é a qualidade na educação dos nossos alunos”.

Quando a BNCC foi regularizada e sancionada em 2018, o município já estava à frente no desenvolvimento de habilidades, uma tendência mundial de educação contemporânea, com especial atenção no segmento da Educação Infantil, que é fundamental para base dos estudantes e que influenciarão em toda sua trajetória escolar e, claro, de vida, segundo Michelly Ferlin, coordenadora das fases iniciais que esteve à frente desse processo: 

“Fazemos um trabalho pautado nas diretrizes do município junto com a BNCC, onde trabalhamos os seis direitos de aprendizagem: pois brincando a criança explora, explorando a criança participa, participando a criança se expressa, se expressando ela convive e conhece. Tudo isso veio a engrandecer com o uso da PlayTable e os pais ficam encantados sabendo que os filhos têm acesso à tecnologia que a plataforma nos possibilita”, conclui Michelly.

O resultado desse investimento ficou nítido na melhoria expressiva dos índices educacionais do município, consideravelmente superiores à média nacional. O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de Fraiburgo chegou em 7,4, acima da média nacional de 5,9. Vale destacar que Fraiburgo conta com uma das escolas entre as 15 melhores do Estado de Santa Catarina e foi destaque nos índices de melhor eficiência de gastos por aluno versus melhoria do IDEB*.

E-book IDEB

As mudanças positivas e avanços coletivos e individuais são sentidos pela comunidade escolar como um todo, e são apontadas por Tânia Ferreira, secretária de educação que acompanhou todo o processo desde sua base. 

“Quanto mais flexível a sala de aula, mais fácil para o professor trabalhar. A BNCC nos orienta neste sentido. Tivemos resultados até inesperados, situações de alunos que eram considerados com pouca capacidade de alfabetização. E com a utilização deste recurso conseguimos que eles fossem alfabetizados”, revelou a educadora.

É super relevante fomentar que a aderência do corpo docente, em entender a tecnologia como forma de recurso de sua atividade, atrelada aos objetivos, criatividade e encantamentos das atividades da PlayTable, desencadearam resultados mais promissores que os projetos da administração do município, quando do início da implementação das mesas digitais.

Vale destacar também a possibilidade da alfabetização dos estudantes pelos meios lúdicos que a mesa digital proporciona. Os docentes à frente do processo de alfabetização têm como desafio uma das maiores missões da educação formal, que é alfabetizar crianças das mais diversas limitações, capital social, tendências comportamentais, psíquicas etc. E nesse cenário, que é nacional, encontraram na ferramenta um grande auxílio em seu cotidiano.

Esse desafio iniciou justamente para com os estudantes que precisavam de apoio extra, segundo Tatiana Scalabrin, coordenadora na Secretaria de Educação. Na ocasião a PlayTable auxiliou em muito no processo pedagógico, por ser um equipamento de fácil usabilidade e transmitir segurança aos professores:

“No início disponibilizamos a ferramenta apenas para professores do apoio especializado. Mas como ela é de fácil acesso e chama muita atenção, resolvemos adquirir para várias áreas. É uma plataforma fácil de ligar, de desligar, de procurar os jogos que o professor quer. Eles utilizam muito porque veem esta relação entre o planejamento e a prática”, declarou Tatiana.

Essa facilidade de uso e segurança para o docente também garantiu que praticamente todos os alunos pudessem se beneficiar da tecnologia e das soluções PlayTable, proporcionando que toda diversidade de estudantes pudesse fazer uso da ferramenta. Ou seja, garantiu a inclusão no processo de todos os alunos.

Para Mônica Zanella, responsável pela área de Atendimento Educacional Especializado do município, a comunidade escolar só tem a comemorar os nítidos avanços da ludopedagogia, fomentados pelo uso da ferramenta PlayTable:

“Os professores percebem que na forma tradicional de ensinar até crianças que não têm diagnóstico sentem dificuldade para aprender. E que de outra forma, se o aluno que tem deficiência aprende, os outros vão aprender ainda mais”, afirma Mônica.

Com a evolução dos estudantes com atenção especial, o sinal para expansão estava claro e trouxe resultados para todos os segmentos da educação básica. A psicopedagoga Hercília Fragoso, que atende até o nono ano, enfatizou:

“No trabalho psicopedagógico, a PlayTable desenvolve um papel fundamental. Se não tivéssemos este recurso nosso trabalho seria mais difícil. A PlayTable, a tecnologia, a brincadeira e o lúdico dão certo”.

Como exemplo nítido desse processo progressista do uso das soluções da mesa digital, também nas séries finais, encontramos o caso da estudante Tainá:

“A gente ficava mais no caderno e depois que a gente começou a mexer na PlayTable mudou tudo. Foi mais fácil pra gente aprender.”

Para o time da PlayTable esse tipo de desafio é excelente pela gratificação que se sente em proporcionar uma ferramenta que, de fato, seja um suporte para docentes e gestores. Exemplos como os de Fraiburgo demonstram a capacidade de transformação da educação pelas soluções, alinhadas à BNCC no desenvolvimento de habilidades e competências, propostas desde os primórdios de nossa mesa digital.

O suporte proporcionado pelo time PlayTable, técnico, de capacitação, planos de aula e portal de gestão e análise fazem parte da proposta de soluções educacionais, com a missão de transformar e propiciar uma educação pública de qualidade.

*https://meumunicipio.org.br/eficiencia-gastos/4205506-Fraiburgo-SC?exercicio=2019

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