Bienal Brasileira de Design recebe primeira mesa digital com jogos educativos do Brasil

A cada ano o design está mais presente no nosso dia a dia e ganha mais importância como fator decisivo na competitividade de produtos e serviços, inclusive diante do público infantil.

Com o tema Design para todos, a Bienal Brasileira de Design traz nesta edição o conceito de design universal, ou seja, o design que promove acesso irrestrito e democrático dos indivíduos a produtos, espaços e serviços. Desenvolvida especialmente para as crianças, levando em consideração a infraestrutura das escolas brasileiras, a PlayTable será um dos destaques da Mostra Criação Catarina, realizada na sede da Federaçao das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), a partir do dia 20 de maio.

A Bienal ocorre desde a década de 60 para apresentar o melhor da produção nacional na área e neste ano será realizada em Florianópolis, de 15 de maio a 12 de junho. A programação prevê exposições, seminários, ações educativas e interativas.

Segundo o diretor da Playmove – empresa catarinense que desenvolveu a mesa digital -, Marlon Souza, o design da PlayTable foi elaborado levando em consideração três aspectos: segurança, acessibilidade e concepção visual. Por ser um equipamento eletrônico voltado ao público infantil, é fundamental que seja totalmente seguro. Por isso, garantimos que fosse de plástico, lacrado, resistente e com cantos arredondados, observa.

O design da mesa também foi pensado para ser percebido como um brinquedo pelas crianças e, de acordo com Souza, esse fator tem sido decisivo para tornar o produto mais interessante para esse público, em comparação com outros eletrônicos de modo geral, como tablets e outros computadores.

Cerca de 1.000 unidades da PlayTable já estão em uso na rede de ensino pública e privada em todas as regiões do Brasil e a empresa de Blumenau já planeja exportar para outros países da América do Sul, África e Europa.

Lançada no início de 2014, voltada à educação de crianças a partir de 3 anos, a PlayTable também tem ganhado adesão em escolas de educação especial, pois é acessível para crianças com diferentes níveis de deficiência motora ou psíquica. A tela tem tecnologia de sensor infravermelho, que reconhece objetos de plástico, metal, feltro, entre outros, além do toque do dedo e de outras partes do corpo, explica Marlon. O diretor observa, contudo, que a tendência é uma diminuição das escolas ou salas de educação especial, a medida que as crianças com necessidades especiais sejam integradas cada vez mais às salas de aula comuns. Para isso, a PlayTable cumpre um papel importante porque auxilia na educação e na integração social destas crianças junto ao ambiente escolar. Enquanto uma criança brinca na mesa digital, outras observam e participam, garantindo a socialização das crianças com necessidades especiais e auxiliando o trabalho dos professores, destaca.

A Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), apoiada pela Apex-Brasil e Governo de Santa Catarina e realizada pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e pelo Centro de Design Catarina.

Serviço
Design Catarina Mostra de produtos de design da indústria catarinense
De 2 de junho a 12 de julho
Fiesc Hall de eventos da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
Rod. Admar Gonzaga, 2765 Itacorubi Florianópolis
Horário de visitação: diariamente, das 10h às 18h
Site Bienal: www.bienalbrasileiradedesign.com.br  

Playmove

Leia também

Como você avalia a qualidade do ensino na sua escola?

Desafios da educação em 2024