Aplicativo Contador de Histórias promove experiência lúdica de leitura por meio da tecnologia

O Brasil está à frente apenas de Taiwan e da Coreia em um ranking de 30 países onde mais se lê no mundo. Moradores da Venezuela, México, Arábia Saudita, Filipinas e Rússia estão entre os muitos que leem mais que os brasileiros. Os dados são do NOP World Culture Score Index e colocam a Índia em primeiro lugar na lista, com 10 horas e 42 minutos de leitura semanal. No 27º lugar, o Brasil contabiliza menos da metade desse tempo, o que reflete no índice de leitura apresentado pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, de 2012, que indica que o brasileiro lê 1,85 livro por trimestre.

O incentivo à leitura, portanto, é um desafio a ser superado e a tecnologia vem ganhando espaço como aliada neste processo. Junto ao público infantil, no ambiente escolar, a contação de histórias já se consagrou como uma ferramenta importante para o processo de aprendizagem, inclusão e para despertar o interesse pela leitura. Por isso, a Playmove desenvolveu o aplicativo Contador de Histórias, destinado a apoiar os professores e criar um momento interativo de leitura, marcado pela ludicidade na contação de histórias.

Essa prática facilita o acesso a  diferentes culturas, formas de expressão, além de influenciar o desenvolvimento de vínculos afetivos, emocionais e sociais, estimular a imaginação e desenvolver habilidades cognitivas.

O aplicativo da PlayTable aproxima a criança da obra literária e promove uma experiência prazerosa de interação, favorecendo a formação de futuros leitores, afirma o especialista em ludopedagogia da Playmove, Cristiano Sieves.

Desenvolvimento multidisciplinar Com quase 30 anos de experiência no mercado, a coordenadora editorial do Contador de Histórias, Cristina Marques, desempenha dois papéis fundamentais para o desenvolvimento do aplicativo. É a curadora na seleção dos títulos e também a mentora da solução enquanto diferencial para o mercado literário, tendo como desafio encontrar a linguagem mais adequada para cada grupo de interesse, como autores, professores e pais. “Outra questão é introduzir  as obras de maneira a enriquecer o aplicativo, tanto com qualidade de conteúdo quanto de apresentação gráfica, combinando autores consagrados e novos escritores, explica. Segundo a coordenadora, o objetivo é criar uma ponte que permita o diálogo entre os projetos de mediação de leitura e a tecnologia, e atrair o público infantil por meio dos diversos recursos que exploram a curiosidade do leitor e as características de cada obra.

Foi depois do nascimento de sua filha que a escritora blumenauense Ana Paula de Abreu resolveu tirar da gaveta histórias que já tinha criado, mas que acabaram esquecidas. Com pós-graduação em marketing e cursando outra pós em literatura infantil e contação de histórias, Ana Paula mergulhou nos livros para crianças e “se apaixonou por esse mundo tão criativo”.

Com três obras publicadas no aplicativo da PlayTable, a autora foi envolvida em todo o processo de planejamento e criação do Contador de Histórias e acredita no potencial da ferramenta para além das salas de aula, ou seja, nas possibilidades de usar a PlayTable em hospitais e clínicas, por exemplo.

As histórias contidas até então no aplicativo são narradas por Jacqueline Schalm, que além de ter mais de 15 anos de experiência na educação infantil, também é arte-educadora, especialista em literatura infantil e contadora de histórias. Para ela, a prática da mediação da leitura deve ser não só um meio durante o processo de aprendizagem ou um fim em si, mas também uma experiência lúdica que aliada à tecnologia, pode ser aplicada em diversos ambientes. “Acredito que o aplicativo é uma ferramenta que pode aprimorar muito o processo de aprendizagem, tornando essa prática mais criativa, dinâmica e envolvente”, afirma. Como contadora, o objetivo de Jacqueline foi, com boa dicção e voz agradável, despertar o desejo do ouvinte para permanecer até o desfecho da história. Para ela, foi uma experiência única, em que pode expor suas emoções, experimentar e brincar com as palavras durante as gravações.

Biblioteca virtual infinita – Lançado com três obras (detalhes abaixo), o objetivo do Contador de Histórias é aproximar a criança da obra literária, propiciando maior compreensão do texto e da proposta do tema do livro. Pela fácil usabilidade da tecnologia e a ludicidade presente na contação das histórias, é acessível a crianças com deficiência, sendo uma importante ferramenta de inclusão, tanto dentro das escolas, como em outros espaços infantis, como hospitais, clínicas shoppings e livrarias. O aplicativo é exclusivo para a PlayTable, primeira mesa digital com jogos educativos do Brasil, que têm como objetivo tornar o processo de ensino e aprendizagem mais divertido e, consequentemente, mais prazeroso e eficiente.

O aplicativo é dividido em universos interativos, onde as obras ficam à disposição das crianças e do professor, como uma grande biblioteca virtual. Cada universo possui um tema e terá lançamentos constantes de diversas editoras brasileiras e autores independentes. As obras estão classificadas da seguinte forma: Clássicos, Fantasia, Aventura, Mistério, Humor, Mitos e Lendas, Poesia, Paradidáticos, Curiosidades para Crianças e etc.

Entre as principais funcionalidades da tecnologia, estão as animações e os efeitos sonoros, a opção de contação manual ou automática, a oportunidade de leitura, os marcadores de páginas e a possibilidade de configuração do tipo das letras, entre maiúsculas e minúsculas
 

Conheça as obras

O Mistério da Sopa da Vó Leninha – Ed. Viajante do Tempo, 2014 Vó Leninha faz uma sopa tão saborosa que atraiu até artista famoso. A receita da sopa saiu até no jornal, mas ninguém conseguiu fazer igual! Qual será o segredo da sopa? Chamaram um detetive para investigar. Será que ele conseguiu desvendar este mistério?

Julião, Tico e o Balão – Ed. Viajante do Tempo, 2014 Julião tinha o sonho de conhecer o mundo. O que ele não imaginava é que lá no céu ele conheceria um dos maiores tesouros da sua vida. Um livro de aventura sobre sentimentos comuns nesta faixa de idade.

Vó Leninha em…O Aniversário de Isabela – Ed. Viajante do Tempo, 2015 Vó Leninha está preparando uma festa surpresa para sua neta Isabela e todas as receitas desta festa estão no livro pra você também poder fazer na sua casa! Um livro de história com receitas sem leite de vaca, sem glúten, sem soja e sem açúcar refinado elaboradas pela chef Lidiane Barbosa.

Playmove

Leia também

Como você avalia a qualidade do ensino na sua escola?

Desafios da educação em 2024