Estratégias para promover a aprendizagem significativa na escola são essenciais para garantir que os alunos não apenas memorizem informações, mas também as compreendam e possam aplicá-las em diferentes contextos.
A aprendizagem significativa representa uma abordagem que se opõe à aprendizagem mecânica, que se concentra na memorização desprovida de compreensão. Nesse contexto, o foco da aprendizagem significativa está em capacitar os alunos a pensar e aprender ativamente.
Embora associada a David Ausubel, o princípio fundamental dessa abordagem reside na ideia de que a aprendizagem significativa ocorre quando os alunos estabelecem conexões lógicas e relevantes entre novos conhecimentos e aqueles já adquiridos. Essa interligação possibilita que os alunos expressem a nova informação de maneira autônoma, promovendo uma compreensão mais profunda e duradoura.
Essa ancoragem de novos e velhos conceitos é essencial para novas assimilações. A aprendizagem significativa é tida como um processo contínuo, pessoal, intencional, ativo, dinâmico, não linear e interativo.
Estratégias em prol da aprendizagem significativa
Pensar em estratégias de aprendizagem significativa, permite a fixação (ou memorização) dos conceitos por mais tempo, justamente por ser uma ação intencional, interativa e ativa. Aqui, os significados não se perdem e podem ser revisitados a qualquer momento.
Para que isso aconteça, é importante relacionar o conteúdo da aula com experiências, vivências e interesses dos alunos, o que torna o aprendizado mais relevante e significativo. A ponte entre vida e conhecimento pode ser feita por meio de discussões, projetos e exemplos práticos em que os alunos vejam suas próprias vidas refletidas. Conceitos vagos e pouco aplicáveis não têm espaço na aprendizagem significativa.
A aprendizagem baseada em projetos é uma das formas de aplicar essa abordagem. Os projetos envolvem os alunos por um longo prazo e integram diversas disciplinas, tornando o conhecimento algo relevante em diversas áreas e auxiliando na memorização dos conceitos. É importante, no entanto, que tais projetos sejam baseados na realidade dos estudantes, ou seja, que eles consigam absorver conhecimentos profundos que aplicarão ao longo da vida em vários aspectos, e não apenas na escola.
Outra forma de tornar o ensino mais significativo é por meio do ensino colaborativo e da aprendizagem em grupo. Trabalhando com colegas e amigos, os alunos aprendem a discutir ideias, lidar com diferentes perspectivas, pensar criticamente, a aprender com os outros e a chegar coletivamente a uma solução.
É também por meio de perguntas, seja de colegas, seja do professor, seja deles próprios, que os alunos são incentivados a pensar criticamente sobre o material de estudo, o que ajuda a construir uma compreensão profunda sobre o tema. Perguntas abertas e dúvidas reflexivas devem ser incentivadas, pois, levam a discussões ricas e aprendizagens completas.
Não podemos deixar de citar as tecnologias e os recursos digitais. Numa geração tão tecnológica como a atual, usar tais recursos para criar experiências de aprendizado mais envolventes e interativas pode aumentar a significância do aprendizado. Isso inclui o uso de softwares educativos, realidade aumentada, jogos educativos e plataformas de aprendizagem online.
Do lado do professor também precisa partir a avaliação formativa contínua. Realizada durante todo o processo de aprendizagem, ela ajuda a entender as necessidades dos alunos e a adaptar o ensino. Feedbacks regulares e construtivos são essenciais para ajudar os alunos a refletirem sobre seu próprio aprendizado.
O ensino contextualizado entra na aprendizagem significativa para relacionar os conhecimentos com a situação do mundo real – estudos de caso, excursões, convidados especialistas e projetos comunitários são boas formas de adquirir um conhecimento mão na massa.
Além das atividades de avaliação vinda do professor, a autoavaliação e a metacognição entram como aliadas da construção do saber pois encorajam os alunos a refletir sobre seus processos de aprendizado, o que colabora para a cultura de aprendizagem autodirigida que tanto buscamos nas escolas – o aluno como o próprio guia de seu processo.
Por buscarmos integração e interatividade na aprendizagem significativa, aulas interdisciplinares podem ser uma boa tática de desenvolvimento. Conectar diferentes disciplinas para explorar um conceito ou tema de maneira holística ajuda os alunos a verem o conhecimento como integrado e relevante.
Não menos importante, precisamos considerar as habilidades do século XXI, também ligadas às tecnologias, mas ao pensamento crítico, à criatividade, à comunicação e à colaboração que prepara os alunos para aplicar os aprendizados em contextos reais fora da escola.
As estratégias para promover a aprendizagem significativa na escola têm o objetivo de tornar o aprendizado mais envolvente, relevante e duradouro para os alunos. Metodologias ativas de aprendizagem aliadas a avaliações construtivas, a materiais relevantes e à mobilização dos alunos em direção à aprendizagem fazem parte de uma estratégia de aprendizado significativa.
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