Lições sobre bullying para aprender com o filme Snoopy & Charlie Brown

No começo deste ano, foi aprovada uma lei que obriga as escolas a desenvolverem ações para combater e prevenir o bullying entre os alunos.

Segundo a Lei 13.185, a violência física ou psicológica, assim como atos de intimidação, humilhação e discriminação, dentre  outras situações pejorativas e preconceituosas praticadas de forma consciente e premeditada. O filme Snoopy & Charlie Brown pode ser usado pelos professores para demonstrar lições sobre bullying e combater a prática no ambiente escolar.

O Programa de Combate à Intimidação Sistemática, o chamado bullying, também prevê o enfrentamento ao cyberbullying. Já abordamos aqui no blog os cuidados que a escola deve ter para que os equipamentos escolares não sejam usados para expor os estudantes de maneira depreciativa ou constrangedora.

O grande desafio dos orientadores pedagógicos e professores é formar essa consciência de que todos devem se opor ao comportamento intimidador e agressivo, inclusive no meio online.

Destacamos cinco lições sobre bullying, inspiradas no filme Snoopy & Charlie Brown.
 

5 lições sobre bullying para ilustrar com o filme

1) Personalidades e comportamentos – Charlie Brown tem a fama de perdedor, mas no fundo ele só é um menino tímido e um pouco atrapalhado. Seu grande companheiro é o cão Snoopy, um beagle muito imaginativo, cheio de confiança e lealdade ao seu dono. A trama conta ainda com: Lucy, uma menina de personalidade forte e cheia de opinião, irmã de Linus, que é generoso e sempre tem uma palavra boa para ajudar a todos. Sally, a irmã de Charlie Brown, cheia de questionamentos e que pode mudar de opinião rapidamente. Quem também se destaca é Patty Pimentinha, apaixonada por esportes, mas que não gosta muito de estudar, e Marcie, sua melhor amiga e estremamente inteligente. A turma completa tem ainda outros  personagens, com várias outras características que podem ser usadas pelos professores para explicar a diversidade e transmitir lições sobre bullying.

2) Exemplo de lealdade – Snoopy é um exemplo de lealdade ao seu dono, que chega a sugerir às pessoas sigam o exemplo dos cães, para não julgar pelas aparências e gostar de cada um do jeito que é. Muito perspicaz, o beagle sempre busca meios de ajudar Charlie Brown a superar seus medos e dificuldades. Uma das lições sobre bullying que Snoopy transmite é que Charlie Brown nunca está sozinho, mesmo quando alguém tentar humilhá-lo. São situações que podem ser destacadas pelos professores, no sentido de encorajar as crianças para que relatem e reprimam práticas preconceituosas no ambiente escolar.

3) A importância da amizade – Embora os personagens tenham características muito diferentes entre si, a amizade é algo que sempre prevalece. Os professores podem usar diversas situações do filme para ressaltar atitudes que devem ser corrigidas e exemplos corretos, como o momento em que todos os amigos reconhecem que Charlie Brown não é um fracassado, ressaltam suas qualidades e comemoram sua conquista. Agir com empatia com os colegas e amigos pode ser mais uma das lições sobre bullying, pois as crianças precisam aprender desde cedo a se colocar no lugar uma das outras.
 

Baixe o e-book com atividades ludopedagógicas e tecnologias para promover educação inclusiva

4) Os gestos admiráveis – Paraleto às lições sobre bullying, os professores também podem evidenciar os gestos admiráveis que acontecem na trama. Durante um show de talentos na escola, Charlie Brown abre mão de sua apresentação para evitar o fracasso da irmã Sally. Mesmo depois de muito ensaio, o protagonista não hesita em fazer o bem. Outra grande lição foi quando mesmo correndo o risco de ser caçoado ou sofrer bullying, Charlie Brown manteve a dignidade e abriu mão de um prêmio inédito que receberia injustamente.

5) O valor da persistência – Os personagens do filme são exemplo de que cada criança tem facilidade para realizar algumas tarefas e dificuldade para outras. Para Charlie Brown, é difícil soltar pipa e praticar esportes, já para Patty Pimentinha, é complicado manter a atenção durante as aulas. São situações práticas, que também podem nortear a abordagem das lições sobre bullying com as crianças da sua escola.

Quais ações a sua escola está promovendo para disseminar lições sobre bullying e evitar que essa prática aconteça?  
Crédito de imagem: Divulgação/Twentieth Century Fox Film Corporation

Playmove

Leia também

Como você avalia a qualidade do ensino na sua escola?

Desafios da educação em 2024