Games e educação: novas tecnologias para ensinar inglês

O ensino de idiomas deve começar ainda na infância, durante as brincaderias, é o que afirma o especialista em educação Vital Didonet.

Em entrevista ao Estadão, Didonet reforça a importância das brincadeiras para o desenvolvimento do cérebro. Os games pedagógicos atendem essa premissa: as crianças aprendem e se desenvolvem enquanto brincam.

Sendo assim, os professores podem usá-los para ensinar inglês. A pesquisa “O ensino do inglês na educação pública brasileira“, desenvolvida pela British Council, revela que não há um padrão para ensinar inglês, inicialmente, porque o idioma não é obrigatório. Por consequência, 81% dos professores revelam ter dificuldades com o material didático para ensinar inglês. No entanto, existem algumas alternativas que podem motivar educadores e estudantes no processo de aprendizagem do segundo idioma.

Confira!
 

3 exemplos de como ensinar inglês usando games pedagógicos

Mundo Virtual Backpacker – O game online simula uma viagem para Nova Iorque e os jogadores devem resolver desafios típicos de um viajante. Os professores podem usar essa ferramenta para ensinar inglês em sala de aula. O game tem reconhecimento de voz para identificar a pronúncia e enviar feedbacks sobre o que precisa melhorar. O foco do Backpacker é o aprendizado básico, por isso, as missões são apresentadas em português, para garantir o entendimento, engajar e encorajar os jogadores.  

The Magical Book – Os professores também podem ensinar inglês, usando ferramentas ludopedagógicas, como a mesa digital PlayTable. A tecnologia desperta, naturalmente, o interesse das crianças e o aplicativo The Magical Book estimula o aprendizado da língua inglesa. O desafio é as crianças associarem a ilustração dos animais ao seu nome em inglês. O jogo tem três níveis: fácil, normal e avançado, com a possibilidade de registrar o placar para acompanhar o desempenho das crianças. Além da associação entre imagem e texto, o jogo também ressalta a pronúncia das palavras.

Skype na sala de aula – A Microsoft criou uma comunidade online chamada “Skype na Sala de Aula“, que tem como objetivo conectar professores e estudantes ao redor do mundo. A interação entre as turmas acontece por meio de um game, o Mistery Skype, que desafia as crianças a descobrirem a localização da outra classe que participa do jogo. Cada sala de aula deve responder 20 perguntas e, no decorrer do desafio vai testando os conhecimentos de geografia e história, além de praticar o idioma. Mais do que conectar estudantes e professores, o Mistery Skype é um jeito simples e envolvente de ensinar inglês.
 

Aprenda a ensinar brincando!

O ensino de um segundo idioma requer criatividade dos professores, para atrair o interesse das crianças pela novidade. Com sua linguagem lúdica, inspirada no storytelling, os games escolares encantam os estudantes e aumentam o engajamento. Os jogos são mais do que uma simples estratégia para ensinar inglês. Além de desenvolver o raciocínio, eles também estimulam a atividade psicomotora, a concentração e atenção, favorecendo a evolução cognitiva e emocional.

Você usa algum game para ensinar inglês? Queremos conhecer a sua história, compartilhe conosco nos comentários.

Playmove

Leia também

Como você avalia a qualidade do ensino na sua escola?

Desafios da educação em 2024