Série Coronavírus | 5 dicas de atividades e jogos para crianças de 3 a 5 anos

Esta provavelmente seja a fase que mais demandará atenção e cuidados durante toda infância dos seus filhos. Crianças menores têm energia de sobra, vontade de explorar novos espaços, criatividade à flor da pele, porquês a serem respondidos, um mundo inteiro a ser apresentado e interpretado. 

Ao mesmo tempo, elas ainda não conhecem muito bem os perigos, os limites e conceitos básicos como tempo, espera, paciência, frustração, pois ainda não possuem maturidade emocional e cognitiva – afinal, são crianças pequenas. Mesmo para nós, adultos, essas questões também são complexas.

Como nós levamos a brincadeira muito a sério e respeitamos a infância de cada indivíduo, assim como seu tempo de desenvolvimento integral, separamos algumas ideias que podem trazer mais doçura à esse momento que enfrentamos com a crise do Coronavírus:

  1. Brincadeiras populares: resgatar brincadeiras da sua infância é a melhor opção para os dias de quarentena. Tudo vai depender do espaço que você tem disponível, mas mesmo num pequeno apartamento é possível brincar de esconde-esconde, esconder objetos pela casa e até terremoto de dominó. Confira como fazer:

  • Esconde-esconde: enquanto um membro da família irá contar até 10, os outros devem se esconder rapidamente. Vale ficar atrás das portas ou cortinas, embaixo de mesas e até debaixo de uma cama. Mas tome cuidado para não causar nenhum acidente pois as crianças provavelmente vão correr bastante pela casa. Esta brincadeira, além de divertida, desenvolve a criatividade;

  • Esconder objetos ou mudar objetos de lugar: separe um cômodo da casa e peça para os participantes observarem por alguns instantes. Depois peça para que eles saiam do cômodo. Neste momento você pode esconder um objeto (combinado previamente) ou modificar um objeto da cena. Chame os participantes e desafie-os a encontrar o objeto escondido ou que foi mudado de lugar. Quem conseguir achar será o próximo a esconder. É uma ótima maneira de desenvolver a percepção espacial das crianças;

  • Terremoto de dominó: a ideia aqui é enfileirar as peças de dominó e derrubá-los em sequência. É uma ótima maneira de desenvolver a coordenação motora das crianças. Para crianças muito pequenas, você precisará ajudá-las para não derrubar tudo antes da hora. Não esqueça de filmar a sequência e enviar para os amigos; 

  1. Jogos: os jogos são sempre boas opções. Para crianças pequenas, a dica são jogos de quebra-cabeça, jogos de memória e até pequenos jogos de corrida com dados. Além de divertidos, desenvolvem a coordenação motora e raciocínio lógico. Outra opção são os blocos de construção. Desafie seu filho a construir um animal, como um gato ou cachorro, ou algum objeto da casa. É uma excelente forma de desenvolver a criatividade.

  1. Desenhos e pinturas: são uma ótima maneira de desenvolver a coordenação motora fina. Além disso, a criança se comunica através dos desenhos. Peça para ela contar o que desenhou e por quê. A arte, assim como a brincadeira, é uma forma da criança se expressar e exteriorizar aquilo que sente, mesmo as pequenas. Se tiver kits de pintura, melhor ainda. Mas não esqueça de preparar o ambiente antes, afinal, algumas tintas são difíceis de remover de roupas ou objetos da casa.


Imagem: Freepik

  1. Literatura e contação de histórias: a literatura não pode faltar neste período de quarentena. Se tiver livros infantis em casa, não exite em contar as histórias para os seus filhos. Você também pode proporcionar momentos para elas explorarem o livro, mesmo não sabendo ler ainda. As ilustrações chamam a atenção e aguçam a imaginação. Além disso, são uma ótima maneira de relaxar, preparando os pequenos para a hora do soninho. Recentemente o MEC lançou um programa especial para famílias chamado Conta pra Mim. Pode ser acessado neste link.

  1. Aplicativos, games e plataformas de vídeo: a tecnologia também não pode faltar. Afinal, as crianças de hoje nasceram num mundo digital e conectado. Abaixo enumeramos alguns jogos e aplicativos interessantes para crianças pequenas:

  • Jogos de quebra cabeça e de construção;

  • Jogos de exploração, como o Arqueólogo – Jurassic Life;

  • Jogos com bichinhos virtuais, como o clássico Pou e My Boo;

  • Jogos de habilidades, como a família de jogos Angry Birds;

  • YouTube Kids: plataforma do YouTube desenvolvida para crianças, sem anúncios e sem compras;

  • Netflix: plataforma de streaming com vários conteúdos infantis;

As sugestões acima estão disponíveis na internet ou nas lojas de aplicativos e não são necessariamente gratuitas. Escolha as ideias que mais combinam com sua família e o melhor momento do dia ou do fim de semana, e deixe a brincadeira rolar. Aliás, queremos aproveitar para te convidar a ler nosso outro post que fala sobre a importância da rotina com as crianças durante a quarentena e algumas dicas para deixar tudo mais leve. Quanto menor for a criança, maior é a necessidade desta previsibilidade no dia a dia.

Se você tem crianças maiores na sua família fique atento! Nos próximos dias também vamos publicar sugestões de jogos e brincadeiras para as que estão em fase de alfabetização e para as maiorzinhas. Lembrando que nossa ideia não é passar apenas atividades pedagógicas (como também já abordamos), mas sim propor dinâmicas que divirtam e estimulem cada fase de acordo com seus desafios e anseios.

Fique atento aos próximos conteúdos!

Playmove

Leia também

Como você avalia a qualidade do ensino na sua escola?

Desafios da educação em 2024