5 ferramentas para estimular a coordenação motora no ensino infantil

Quando uma criança realiza tarefas como segurar objetos, empurrar ou carregar coisas não está apenas executando uma atividade. Neste ato, ela está desenvolvendo e operando várias funções motoras que serão fundamentais para toda a sua vida. Por isso, é necessário dar oportunidades de aprendizado às crianças para que elas possam desenvolver a coordenação motora grossa (responsável pelo movimento de grandes músculos) e fina (responsável pelo movimento dos pequenos músculos).

Ao contrário do que parece, tarefas como segurar objetos, empurrar ou carregar coisas precisam ser ensinadas e treinadas quando somos crianças para que mente e corpo consigam realizar as atividades necessárias para a nossa socialização. Para isso, é necessário desenvolver a coordenação motora grossa (responsável pelo movimento de grandes músculos) e fina (responsável pelo movimento dos pequenos músculos).

Nesse post, vamos falar de ferramentas específicas para trabalhar a coordenação motora fina, ou seja, aquela que permite coordenar os movimentos de pequenos músculos, como lábios, mãos e olhos. Ferramentas analógicas e digitais são úteis para desenvolver esse tipo de coordenação nas crianças.
 

1) Quebra-cabeça

Esse tipo de jogo, além de ser divertido e estimular a colaboração entre as crianças, ajuda a desenvolver a coordenação motora fina. Isso porque exige firmeza nas mãos, principalmente se as peças forem pequenas, e articulação entre os movimentos das mãos e dos olhos, que precisam trabalhar juntos para encontrar e montar a peça certa.
 

2) Tijolinhos de brinquedo

Assim como os quebra-cabeças, os jogos do tipo blocos de construção permitem que a criança exercite a coordenação motora. Também são importantes instrumentos de estimulação cognitiva e sensorial, por conta das formas das peças e das cores.
 

3) Rastreamento

Com o lápis de cor, o professor pode dar execícios de rastreamento. É uma técnica simples em que a criança contorna um desenho tracejado ou uma letra, com cores diferentes. Quando o exercício é dado com letras e números, auxilia no desenvolvimento das habilidades de escrita.
 

4) Jogos de labirinto

Os labirintos impressos em papel ou em telas digitais são ótimos exercícios para mãos e olhos. Ele também são ferramentas interessantes para desenvolver o senso de lógica, planejamento e organização.
 

5) Mesas digitais

Mesas digitais educativas, como a Playtable, permitem desenvolver exercícios de coordenação motora semelhantes aos citados acima, mas de forma colaborativa e com uma interação muito semelhante à dos tablets, aos quais a maioria das crianças está acostumada. A vantagem é que, enquanto a escola não tem controle sobre o conteúdo que está sendo acessado via tablet, com a mesa é possível que os professores consigam direcionar pedagogicamente a brincadeira da crianças, de forma coletiva.

Se você tem experiências alternativas no desenvolvimento de coordenação motora na sua escola, compartilhe conosco.

Playmove

Leia também

Como você avalia a qualidade do ensino na sua escola?

Desafios da educação em 2024