4 ferramentas para educação infantil inovadora

A formação inicial das crianças deve ser muito planejada. É ali que pode nascer o desejo pelo conhecimento, onde se desperta o processo de ensino-aprendizagem infantil. São muitas as formas de se trabalhar conteúdos em sala de aula, sob diferentes perspectivas das práticas pedagógicas, porém, uma educação infantil inovadora passa por um intenso processo de estimulação. Ferramentas auxiliam muito – a tecnologia, por exemplo, é um instrumento fundamental atualmente – e propiciam o desenvolvimento da criança.

Conheça algumas:

1) Jogos e brincadeiras – Através da brincadeira, a criança exercita suas potencialidades e desenvolve seu lado social, motor e cognitivo. Por ser um processo dinâmico, a aprendizagem é facilitada com o uso de quebra-cabeças, brinquedos de montar, com formas e cores diferentes, que estimulam a linguagem e o conhecimento das formas. Livros de colorir e fantoches são bons exemplos de ferramentas que aproveitam o mundo do faz-de-conta para ensinar os alunos a compreender o mundo real e o imaginário.

2) Tecnologias ludopedagógicas – Ao aliar diversão ao método de ensino, a ludopedagogia torna o aprendizado divertido e atrativo ao olhar infantil. O aprender brincando é uma das formas mais agradáveis de estimulação, já que torna a experiência mais prazerosa. A PlayTable, por exemplo, é uma mesa digital, interativa e multidisciplinar com jogos e aplicativos, que incentiva um melhor e mais rápido aprendizado ao associar conteúdo aos jogos. Indicada para crianças de 3 a 10 anos, traz informações sobre disciplinas dos períodos pré-escolar e de alfabetização, com toda a fundamentação teórica baseada nas diretrizes curriculares do MEC para que o conteúdo seja adequado a cada fase.

3) Lousa digital – Lembra o antigo quadro negro no formato uma grande tela na parede  mas mais inteligente, já que é touch screen. Funciona como um computador e conta com todos os seus recursos de multimídia, por exemplo, onde o professor controla apresentações sobre o tema da aula, com imagens e som, porém sem a interação direta do aluno.

4) Laboratórios de informática – Computadores com recursos digitais e conteúdos educacionais são disponibilizados aos alunos para a construção efetiva, significativa da aprendizagem. A implantação desses ambientes tecnológicos na rede de educação básica do ensino público, por exemplo, é apoiada pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo, com a intenção de promover o uso pedagógico das tecnologias.

No entanto, é importante avaliar o uso de novas tecnologias e o quanto alunos e professores estão preparados para adotá-las. A intimidade dos alunos com os recursos disponíveis pode ser uma forma de prender a atenção ou um motivo de dispersão em sala de aula, principalmente no caso de dispositivos com acesso à internet. A educação infantil inovadora incentiva a uma nova e mais abrangente formação do aluno, e com recursos adequados promove a escola a um local mais atrativo e estimulante.

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Obrigado pela leitura e até a próxima!

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